Encerramento das Jornadas Universitárias em defesa da Reforma Agrária

Atividade de campo foi organizada pelo MST em Campo do Meio-MG

No dia 10/06, ocorreu em Campo do Meio (MG) o encerramento da 4ª Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária do Sul de Minas Gerais (JURA), da qual participaram, nos meses de abril e maio, diversas instituições de ensino superior da região, como a UNIFAL-MG, UFLA, UNIFEI, UEMG, e IFSULDEMINAS, Campus Machado e Inconfidentes. A atividade de campo que encerrou as Jornadas foi organizada pelo MST e contou com a presença de professores e estudantes de todas as instituições de ensino superior participantes da programação regional da JURA em 2017, além de outros parceiros e organizações sociais e políticas da região.

O evento foi sediado na escola rural do MST, “Eduardo Galeano”, que fica em frente à antiga Usina Ariadnópolis, área de um dos maiores e mais antigos conflitos agrários de Minas Gerais e que se encontra em processo de desapropriação para fins de Reforma Agrária pelo governo do Estado. A área é ocupada por 10 acampamentos e dois assentamentos da reforma agrária em processo de consolidação. São mais de 500 famílias que lutam pela Reforma Agrária e pelo desenvolvimento de políticas públicas que garantam condições sociais dignas (como o fornecimento de energia elétrica, água encanada etc.); e apoio aos projetos de produção agroecológica de alimentos livres de agrotóxicos.

Durante o encerramento da Jura 2017, os participantes do encontro, em Campo do Meio-MG, puderam conhecer melhor a história da luta pela terra na região Sul de Minas, bem como vivenciar e experimentar um dia de trabalho e revitalização do espaço escolar “Eduardo Galeano”. Além do almoço de confraternização entre os parceiros, oferecido na escola pelo MST, foi realizada uma Marcha Ambiental, passando pela entrada da antiga usina, seguindo pelo acampamento Irmã Dorothy até o assentamento Nova Conquista 2, nos quais os participantes do encontro conheceram algumas experiências de produção agroecológica, organizadas pelas mulheres do MST, bem como o Viveiro de Mudas para Reflorestamento “Terra de Quilombo”. Na ocasião foi lançado o projeto “RADAR - Semeando Agrofloresta” cujo objetivo é desenvolver nos acampamentos e assentamentos do movimento os sistemas agroflorestais e a recuperação de matas e florestas com mais de 700 mil mudas de diferentes espécies de árvores nativas. A iniciativa desse projeto conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o Governo do Estado e o Centro de Formação Francisca Veras.

"O conhecimento construído e o trabalho realizado em um dia de campo no assentamento do MST reforçou ainda mais o compromisso das Universidades e Instituições de Ensino Superior com a luta pela terra. Com mais de 100 participantes, professores, estudantes e militantes sociais da região, o encerramento das Jornadas Universitárias foi marcado pela solidariedade, esperança e renovação do espírito de luta em defesa da Reforma Agrária no sul de Minas Gerais", relatou Prof. Adriano Pereira Santos do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG.

Informações: Adriano Pereira Santos, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG
Fotos: Maria Carolina de Arruda Branco – estudante de Ciências Sociais