Universidade Aberta da Terceira Idade encerra atividades de 2015

Teatro, dança típica e gincana fizeram parte da programação

Flores e danças foram os temas escolhidos para a festa de encerramento de 2015 do programa de extensão “Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati)” da UNIFAL-MG, realizada na sexta-feira, 11/12.

Enfeitado com flores de papel, com a colaboração da acadêmica do curso de Enfermagem, Bianca Morais, que ensinou algumas alunas da Unati a confeccionar as flores ,e de Vera Paccini que participou da organização do evento, o salão L-106 do prédio da Pró-Reitoria de Extensão se tornou um espaço bonito e agradável.

Durante a abertura, a pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende, expressou alegria por mais um ano de sucesso do programa e destacou as apresentações da noite.

Dando continuidade na programação, os participantes prestigiaram a apresentação do teatro "Escolinha da professora Fafá", organizado pela professora voluntária Maria de Fátima Miserani e seus alunos e a apresentação de dança típica da Colômbia realizada pelos alunos colombianos em mobilidade na Instituição, Jhonn Anderson Romero Peña e Jean David Varilla González, que com o auxílio da acadêmica Natália da oficina de espanhol, ensaiaram a dança com os integrantes da Unati neste segundo semestre de 2015.

O professor Eliseu e a acadêmica Ana Clara do curso de Fisioterapia realizaram uma pequena mostra de dança, trabalhada no projeto "Dançando no Campus".

Conduzidos pela Profa. Fafá, todos os presentes também foram envolvidos na "Gincana da Unati", na qual os participantes foram divididos em equipes para a dinâmica de perguntas e respostas sobre temas gerais com brincadeiras sobre musicas e personagens de época. Cada equipe foi nomeada por cores, com sete cores diferentes, e foram compostas por aproximadamente 17 pessoas. As equipes foram classificadas por pontuação e premiadas com doações do programa Unati.

No decorrer do evento houve a musicalidade do forró, executados pelo grupo do Sr. José Américo, que tocou sanfona, viola, percussão com caixa e bandeiro.

Ao final, os idosos foram convidados para participar de uma oficina de verão, que será oferecida durante o mês de janeiro a fim de trabalhar artesanato feito com tecido na confecção de flores.

As atividades do programa Unati para 2016 terão início em março, com as inscrições previstas para fevereiro.

Sobre o programa Unati

Criado em 1999, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, o programa Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI) envolve um conjunto articulado de ações de extensão (cursos, eventos, oficinas), realizado para atender a demandas do grupo populacional com idade igual ou superior a 60 anos, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida, oferecendo orientação e serviços de saúde específicos, cursos de capacitação e oportunidade de entretenimento. “O programa visa contribuir para a melhoria dos níveis de saúde física, mental e social das pessoas idosas do município de Alfenas e região, unindo as possibilidades existentes na instituição universitária com o potencial humano disponível na sociedade”, explica a Profa. Eliane.

Com a colaboração de Marcelo Pacheco nas atividades, a Unati conta com 21 oficinas em diferentes áreas do saber, como: aula de teclado; atividade física; biodança; bordado/fitas/vagonite; culinária; dança circular; escultura em argila; espanhol; informática; inglês; macramê; nhanduti/renda de agulha; oficina da memória; pintando em aquarela/desenho; pintura em tecido; tai chi chuan; tertúlia (leitura); projeto vida ativa da fisioterapia e yoga.

Informações: Profa. Eliane Garcia Rezende, pró-reitora de Extensão da UNIFAL-MG