1º Encontro de Economia Solidária, Trabalho e Lutas Sociais

Evento acontece no campus Varginha, de 5 a 7/12. Inscrições pelo CAEX!

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/UNIFAL-MG) convida a todos para o 1º Encontro de Economia Solidária, Trabalho e Lutas Sociais, que será realizado na UNIFAL-MG, campus Varginha, nos próximos dias 5, 6 e 7 de dezembro. Os participantes terão acesso a diversas atividades  formativas, culturais, sociais e acadêmicas.

Nos três dias do encontro, professores e demais convidados participarão de exposições e mesas redondas. No primeiro dia (05/12), ocorrerá o credenciamento, das 18h às 18h30min e, em seguida, a cerimônia de abertura (18h30min) e a palestra inaugural,  a partir das 19h, cujo tema será "Revolução Russa e as lutas emancipacionistas", com Augusto Buonicore, da Fundação Maurício Grabois (FMG) e o mediador Prof. Dimitri Augusto da Cunha Toledo, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG. Após a realização das atividades propostas, o primeiro dia será encerrado com um café para socialização.

O segundo dia (06/12) contará, inicialmente, com o Clube de Trocas da ITCP/UNIFAL-MG, às 17h, como proposta de vivência da economia solidária e seus princípios. Posteriormente, às 19h, será realizada a mesa redonda "Economia Solidária: mobilizações políticas e sociais contemporâneas", com o Prof. Benedito Anselmo Martins de Oliveira, da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), o Prof. Daniel Calbino Pinheiro também da UFSJ e, como mediadora, a Profa. Ana Carolina Guerra da UNIFAL-MG.

O último dia (07/12) terá como atividade inicial o Cine PET: exibição e discussão do filme “O Jovem Marx”, com comentários de Elton Rosa, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGSP/UNIFAL-MG), a partir das 15h30min. Na sequência, às 19h, acontecerá a segunda mesa redonda com o tema "Violências, mulheres e agricultura familiar", com  Profa.  Maria Lourdes Souza de Oliveira, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Luciana da Silva Oliveira, doutoranda da Universidade Federal Fluminense (UFF) e a mediadora Mariana Jária Martins, mestranda do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Logo após o encerramento oficial das atividades do evento, haverá um café para interação dos participantes.

Vale ressaltar que durante todo evento serão realizadas diversas performances e atrações culturais.

Para participar do evento, é necessário se inscrever pelo CAEX/UNIFAL-MG no link: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/inscricoes/

Contato ITCP/UNIFAL-MG: email: itcp@unifal-mg.edu.br

Informações: Kaio Lucas da Silva Rosa, membro da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UNIFAL-MG