Encontro de Agroecologia encerra atividades do ano de projetos de extensão

Pela segunda vez, UNIFAL-MG e IFSULDEMINAS se uniram para trocas de saberes

Entre os dias 21 e 23/11, o projeto de extensão Fórum de combate ao uso de agrotóxicos, coordenado pelo  professor Adriano Santos, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), articulado ao projeto de extensão Horta Comunitária, coordenado pelo professor Breno Santos, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN), realizou um seminário que concluiu suas atividades programadas em 2017, durante o 5º Encontro de Agroecologia. Pelo segundo ano consecutivo, o evento foi organizado em parceria interinstitucional entre a UNIFAL-MG e o IFSULDEMINAS, campus Machado.

O seminário e o encontro tiveram o objetivo de criar e desenvolver espaços de diálogos e trocas de saberes e práticas agroecológicas entre professores, estudantes, agricultores, consumidores e pesquisadores da área a fim de sensibilizar as pessoas tanto sobre os riscos do uso de agrotóxicos para a saúde e meio ambiente, como também de promover e discutir a agroecologia como alternativa ao modelo hegemônico do agronegócio no Brasil.

O evento que ocorreu em Alfenas e Machado contou com diversas atividades, dentre as quais se destacam palestras, oficinas de práticas agroecológicas e mesas redondas.

Em Alfenas, o projeto de extensão Fórum de combate ao uso de agrotóxicos realizou na noite do dia 21/11, o Seminário  "Saúde e Agroecologia contra os Agrotóxicos: desafios e possibilidades", com a participação da professora Raquel Rigotto, do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Ceará. No dia 23/11, nos períodos da manhã e tarde, em articulação com o projeto Horta Comunitária, o Fórum realizou na Unidade Educacional Santa Clara, o minicurso sobre Agroecologia e Sistemas Agroflorestais, ministrado pela mestra em Ciências Florestais, Patrícia Vaz, que contribuiu para a implantação do primeiro sistema agroflorestal da Universidade. No final da tarde, o 5º Encontro de Agroecologia se encerrou em Alfenas com mesa-redonda sobre "Experiências Agroecológicas e Grupos de Consumo Coletivo", da qual participaram o Prof. Sérgio Pedini (IFSUDELDEMINAS, campus Machado), o agricultor Osvaldo Júnior (RAES) e Rogério Araújo (EMATER).

A finalidade dessas ações e discussões organizadas pelo projeto tem a ver com o fortalecimento de uma das iniciativas mais importantes do Fórum no ano de 2017, o lançamento da Feira Agroecológica e Cultural de Alfenas (F.A.C.A). Durante a mesa-redonda sobre o assunto, os palestrantes destacaram a necessidade do envolvimento dos consumidores de Alfenas e do papel da UNIFAL-MG na construção e consolidação da feira que tem se tornado, mais do que um espaço de comercialização de produtos livres de agrotóxicos, um espaço/tempo de sociabilidade entre agricultores e consumidores, um encontro necessário na construção da soberania alimentar do povo brasileiro.

Mais informações sobre o 5º Encontro de Agroecologia no IFSULDEMINAS, campus Machado: http://www.mch.ifsuldeminas.edu.br/noticias/146-noticias-2017/4366-encontro-de-agroecologia

Galeria de imagens

Informações: Adriano Santos, professor de Sociologia da UNIFAL-MG, coordenador do projeto de extensão Fórum de combate ao uso de agrotóxicos
Fotos: Maria Carolina Arruda Branco, estudante de Ciências Sociais e bolsista do Fórum de combate ao uso de agrotóxicos