Encontro na UNIFAL-MG debate desafios e tendências na Gestão do SUS

Confira como foi o 3º Seminário do Observatório de Gestão Hospitalar

A equipe do programa de extensão “Observatório de Gestão Hospitalar” realizou na sexta-feira, 20/11, na sede da UNIFAL-MG, o 3º Seminário do projeto, que tem por objetivo ampliar as discussões sobre a gestão do SUS e o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde.

“Desafios e tendências na Gestão do Sistema Único de Saúde” foi o tema do evento, que se caracteriza também como um espaço de integração de conhecimentos e experiências da graduação, pós-graduação e de profissionais sobre a Gestão no SUS.

A acadêmica Trícia Diniz foi quem conduziu o seminário, oportunidade em que destacou a proposta do Observatório. “O programa visa maior estreitamento com o vínculo da UNIFAL-MG e as organizações hospitalares parceiras, qualificando discentes e profissionais em gestão hospitalar, melhoria da qualidade e ampliação no atendimento hospitalar para os usuários do SUS”, explicou.

Trícia também pontou que além da divulgação técnica cientifica dos resultados obtidos de modo consolidado à Universidade, como referência voltada a gestão hospitalar, o programa desenvolve ações que têm como objetivo minimizar o  número de internações relacionadas às condições sensíveis à atenção primária, fortalecendo a rede de atenção a saúde e auxiliando na operacionalização da politica nacional de promoção a saúde.

Para a abertura do 3º Seminário do Observatório de Gestão Hospitalar, foram convidados para compor a mesa de honra: a professora Maria Angélica Mendes, líder do grupo de pesquisa Tecnologias e Inovações em Saúde; a professora Simone Albino da Silva, professora da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG; professora Maria Regina Martinez, professora da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG e do curso de Medicina, também coordenadora do Observatório de Gestão Hospitalar e Bianca Almerin, administradora e mestranda em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL-MG.

Em sua fala, a coordenadora do Observatório, Profa. Maria Regina, agradeceu aos participantes do evento e enfatizou que as ações que têm sido desenvolvidas no âmbito do programa, têm contribuído para a melhoria da qualidade da condição hospitalar. “A partir das nossas atividades, alguns parceiros melhoraram os seus processos de gestão hospitalar e os seus processos assistenciais, a ponto de conseguirem pleitear a certificação de acreditação hospitalar”, afirmou.

“O programa tem como opção constituir-se como instância entre ensino, pesquisa e extensão na área de gestão hospitalar, possibilitando o aumento da visibilidade na educação dos profissionais e organizações hospitalares na região Sul de Minas Gerais e cobrir um vazio inclusive de qualificação técnica aqui da nossa região, porque hoje as empresas ou assessorias, ou grupos de pesquisa em gestão hospitalar estão mais localizados nos grandes centros, principalmente, capital e grandes cidades do interior de São Paulo. Então a nossa região estava carente de grupo com formação técnica e aí a gente tem ajudado na formação inclusive de profissionais qualificados para futura inserção no mercado”, salientou sobre o programa que conta atualmente, com aproximadamente 40 integrantes, entre profissionais, pesquisadores, professores, alunos, mestrandos e ex-alunos.

Os trabalhos realizados pelo grupo partem de demandas, principalmente, dos hospitais parceiros da UNIFAL-MG, em relação à melhoria dos processos hospitalares como um todo. “Nós montamos equipe de trabalho sempre composta por profissionais da organização solicitante que apresenta a demanda e alunos dos diversos cursos. A gente trabalha com alunos do curso de Medicina, Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, alunos de Pós-Graduação tanto de Varginha, quanto do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG”, narrou a coordenadora.

A programação do 3º Seminário contou com debate sobre os temas “Dificuldades e desafios na gestão de saúde municipal”; “Avaliação dos atributos da atenção primária à saúde na estratégia saúde da família em municípios do Sul de Minas Gerais” e “Redes de Atenção à Saúde: possibilidades para uma gestão eficaz”.