Pró-reitor da UNIFAL-MG coordena encontro nacional do Forplad no Paraná

Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração obteve expressiva participação
Foto: Marcos Solivan

Pró-reitores de Planejamento e Administração de todo o país se reuniram em Matinhos (PR), de 05 a 07/11, para o quarto encontro nacional do ano de 2014, do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), cujo coordenador é o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, Prof. Tomás Dias Sant’Ana.

O evento abordou temas como a Lei Orgânica das Universidades Públicas Federais, o Gerenciamento de Riscos, além da apresentação de painéis com a participação de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e das secretarias de Educação Superior e de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação (MEC). “Foi um fórum extremamente produtivo e com a maior participação dos últimos anos”, enfatizou o coordenador.

Em entrevista para a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Prof. Tomás falou a respeito da Lei Orgânica das Universidades, proposta da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para autonomia universitária, que se encontra em fase de estudo nas instituições e tem exigido um grande esforço dos gestores.

O pró-reitor também informou que o Gerenciamento de Risco faz parte do processo de governança que vem sendo cobrado pelo TCU para gestão das universidades. “Cada universidade está em uma etapa diferente desses processos e por isso é tão importante nos juntarmos para discutir, trocar experiências, pensarmos juntos em soluções. Com a participação do MEC e do próprio TCU esperamos ter boas notícias, principalmente no que tange ao fechamento do exercício, prazos e limites”, comentou.

A pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR e coordenadora local da quarta reunião do Forplad, Lúcia Montanhini, também ressaltou a expressiva participação do público no evento, que registrou mais de 150 pessoas. “Certamente esta participação massiva revela a ansiedade dos pró-reitores com relação ao momento atual, em que estamos encerrando o exercício de 2014 nas universidades, planejando 2015, e todos temos muitas dificuldades com relação a diversas questões orçamentárias”, explicou.

Durante a abertura do encontro, no dia 05, o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantareli, falou sobre a força do Fórum junto à Andifes e seu papel nas universidades. “O Forplad tem espaço muito significativo na Andifes e isso ajuda muito na articulação dos reitores com o MEC, não só quando o assunto é expansão e consolidação, como tem sido nos últimos anos, mas também em desafios futuros, como será a implementação do recém-aprovado Plano Nacional de Educação (PNE), que nos demandará muito nos próximos dois anos”, avaliou o reitor.

Esta é a segunda vez que o Paraná recebe o Fórum e, nesta edição, com a parceria da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR) para a organização.

O Forplad tem caráter permanente e entre seus principais objetivos estão estudar e propor soluções para os problemas relacionados com as áreas de planejamento e administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes); promover o intercâmbio de temas de interesses do Fórum; consolidar e divulgar documentos; e assessorar os dirigentes das IFES e encaminhar propostas aprovadas pelo plenário à Associação Nacional de Reitores das Universidades Federais (Andifes).

Com informações da Assessoria de Comunicação Social  da UFPR