Encontro de Qualidade de Vida no Trabalho movimenta campus Varginha

Servidores participaram de atividades educativas voltadas para a promoção da saúde

Atividades educativas voltadas para a saúde movimentaram o campus Varginha no dia 30/09, durante o 2º Encontro de Qualidade de Vida e Promoção à Saúde, promovido pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Servidor do Centro Integrado de Assistência ao Servidor (CIAS/ Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) em parceria com a Diretoria da unidade.

Durante a abertura, a Comissão, sob a coordenação do médico, Evandro Monteiro de Sá Magalhães, ressaltou a necessidade da adoção de um estilo de vida saudável, destacando também os objetivos do encontro.

A vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Julio Cesar Barbosa; e o diretor do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza, também participaram da abertura, ocasião em que falaram da importância dos projetos desenvolvidos pela equipe do CIAS e da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Servidor, que vêm sendo realizados em parceria com cursos como Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, por meio de ações extensionistas empreendidas por acadêmicos.

Quem passou pela área de convivência do prédio D, pôde participar de atividades de massoterapia, ginástica laboral, alongamento, desenvolvidas em parceria com o curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG. Estudantes da Fisioterapia também realizaram uma aula de Pilates com os participantes e falaram sobre postura corporal.

Os servidores do campus tiveram a oportunidade de aferir a pressão arterial, glicemia e triglicérides, com os estudantes do curso de Farmácia, sob a supervisão da professora Luciene Alves Moreira Marques.

O grupo PET do curso de Farmácia também esteve presente, realizando teste rápido de hepatite C e orientando sobre o uso racional de medicamentos.

A prevenção de doenças bucais foi o tema abordado por estudantes do curso de Odontologia, que orientaram os servidores sobre como prevenir cáries, doenças periodontais e câncer.

O encontro contou ainda, com avaliação nutricional realizada por estudantes de Nutrição, bem como com informações sobre doenças como aids, sífilis e hepatites virais, com distribuição de preservativos por alunos do curso de Biomedicina.

Fotos: Robson Vitor Freitas Reis, servidor do campus Varginha da UNIFAL-MG