Enfermeira do trabalho da UNIFAL-MG conclui mestrado pela Universidade

Aparecida Azola Costa Ribeiro e Ribeiro é a nova mestra em Enfermagem da Instituição

Na sexta-feira, 07/04, a enfermeira do trabalho da UNIFAL-MG, Aparecida Azola Costa Ribeiro e Ribeiro, recebeu das mãos do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, e do médico-chefe do Centro Integrado de Assistência ao Servidor (CIAS), Dênis Magalhães, o certificado de conclusão do mestrado em Enfermagem, cuja dissertação foi defendida na Instituição em dezembro de 2016.

Sob a orientação da Profa. Maria Regina Martinez, a técnica-administrativa, que atua no CIAS da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, desenvolveu seu trabalho sobre o tema "Perfil de morbidade do docente universitário de uma instituição federal de ensino superior".

Conforme Aparecida, o estudo descreveu o perfil de morbidade por meio dos atestados médicos que continham a Classificação Internacional das Doenças (CID - 10) dos docentes no período de 1996 - 2015.  "O estudo pode contemplar ações relacionadas com a saúde do trabalhador", destaca a servidora.

Aparecida relatou também para a Ascom, como foi o desenvolvimento da pesquisa e sua contribuição para a área da qualidade de vida. "Foi muito importante, um trabalho muito belo, mas não foi fácil. Foi uma caminhada bem longa, de muito estudo, muita concentração, mas foi muito bom realizá-lo porque é um trabalho que se relaciona com a questão da Enfermagem do Trabalho e com as atividades que eu exerço no CIAS. Então, acho que vai produzir mais frutos depois, pensando também na qualidade de vida dos docentes aqui da UNIFAL-MG", comentou.