Alunos da UNIFAL-MG visitam Unidade Niquelândia da Votorantim Metais

Versão para impressãoEnviar por email
Estudantes do curso de Engenharia de Minas conhecem instalações da empresa no norte goiano

Abrir as portas da empresa para demonstrar a rotina de trabalho contribui para enriquecer o aprendizado de talentos que logo estarão no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Unidade Niquelândia da Votorantim Metais recebe constantemente estudantes, e também a comunidade em geral, por meio do Programa Conheça Nossa Fábrica. No dia 09/06, a Unidade recebeu alunos da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), campus Poços de Caldas. Uma turma de 18 graduandos do curso de Engenharia de Minas visitou as instalações da empresa para conhecer o processo de mineração e beneficiamento de minério de níquel.

Os estudantes percorreram as principais áreas da Unidade e visitaram tanto a Lavra quanto a Usina. Antes de iniciarem o percurso, eles assistiram a um vídeo institucional sobre a história da Votorantim Metais e receberam orientações de segurança. Em seguida, foram à mina conhecer os trabalhos de pesquisa geológica e extração do minério de níquel. No local, tiveram acesso também ao sistema Smart Mine, que monitora o fluxo e operação de caminhões e equipamentos na mina, o que possibilita otimizar as atividades na área e agilizar a tomada de decisões.

Na visita à Usina, os estudantes viram de perto o funcionamento da planta industrial, onde o minério de níquel é transformado em carbonato de níquel após ser submetido a um processo pirometalúrgico e hidrometalúrgico. A produção é transportada em caminhões para São Miguel Paulista (SP), onde é utilizada na fabricação de níquel eletrolítico de alta pureza, que abastece o mercado nacional e internacional.

Em cada local da visita, um técnico detalhava para os alunos as atividades realizadas. Os estudantes receberam ainda informações sobre as medidas utilizadas pela empresa para reduzir os impactos ambientais e custos operacionais no processo produtivo, entre as quais se destacam o reaproveitamento da água utilizada na planta e o uso de combustíveis (óleo vegetal) para reduzir o consumo de óleo combustível não-renovável.    

Pedro Lopes Lucas de Amorim, de 23 anos, foi um dos estudantes que visitaram a Unidade Niquelândia da Votorantim Metais. Ele ressaltou que iniciativas como o Conheça Nossa Fábrica são essenciais para aprimorar a formação acadêmica. “Geralmente, as visitas de campo são voltadas para o conhecimento direto das rochas. Dessa vez foi diferente, porque tivemos a oportunidade de ver como é a extração do minério de níquel e o seu beneficiamento industrial, o que contribuiu para aprofundar mais o meu aprendizado”, disse.

“É uma satisfação ajudar na formação do jovem e ser referência para os centros de ensino do país. Com o Conheça Nossa Fábrica, queremos oferecer ao estudante a oportunidade de ter um contato mais próximo com a realidade da área em que irá trabalhar e auxiliá-lo no aprofundamento da formação técnica, para futuramente atuar em situações similares na sua vida profissional”, afirmou o gerente-geral da Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, José Maximino Ferron.

Universidades do Brasil inteiro já participaram do programa Conheça Nossa Fábrica. Em média, a Unidade Niquelândia da Votorantim Metais agenda trinta visitas por ano. A próxima está marcada para o dia 30 de junho, para os alunos do curso Técnico em Mineração do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – Unidade Niquelândia. Os interessados em conhecer a empresa  devem solicitar o agendamento da visita pelo telefone: (62) 3354-6000.

Sobre a Votorantim Metais

A Votorantim Metais é uma empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina. A companhia possui dezessete unidades: onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo.

Informações e fotos: Rosana Terra, assessora de Comunicação da Votorantim Metais