TAEs da UNIFAL-MG são qualificadas em cursos de mestrado e doutorado

Versão para impressãoEnviar por email
Universidade conta com duas novas mestras e uma doutora

Neste ano de 2017, servidores técnico-administrativos da UNIFAL-MG estão concluindo mais uma importante etapa da formação acadêmica ao finalizar os cursos de mestrado e doutorado, oferecidos pela própria Universidade. Essa qualificação é resultado de uma das ações do Programa de Apoio e Qualificação dos Servidores Técnico-administrativos em Educação da Instituição.

As servidoras Rúbia Vasconcelos, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas do campus Varginha; e Eliara Tavares, do Núcleo de Tecnologia de Informação (Desenvolvimento de Sistemas) da sede, concluíram o Mestrado Profissional em Administração Pública – Profiap.

Com o título “FUNPRESP-EXE: vantagens e desvantagens na adesão do servidor público”, o trabalho de conclusão final de Rúbia, orientado pelos professores Leandro Rivelli Teixeira Nogueira e Luísa Pimenta Terra, discutiu alguns conceitos de Previdência Social, contribuições obrigatórias e expectativa de benefício na aposentadoria, considerando a legislação vigente na data de ingresso no serviço público federal. “O objetivo do trabalho consisiue em comparar investimentos na FUNPRESP ou em Entidades de Previdência Complementar aberta, descrevendo as vantagens e desvantagens, para o servidor público federal, na condição de Participante Ativo Alternativo no investimento na FUNPRESP”, detalha.

Rúbia descreve sua satisfação por fazer parte da primeira turma do Profiap da Universidade e poder conviver com professores com os quais ela já tinha contato no dia a dia do trabalho. “Tendo ofertado o mestrado em rede (PROFIAP), a UNIFAL-MG possibilitou que vários servidores pudessem ingressar no mestrado profissional e, também, pelo Proqualitae, a Instituição continuou incentivando a qualificação concedendo horário especial para os mestrandos. Para mim, foi uma honra ingressar na primeira turma do PROFIAP, principalmente, por ser aluna de professores que eu já conhecia, podendo conviver e conhecer melhor seus trabalhos. Tudo isso acrescentou muito à minha formação”, enfatizou a agora mestra em Administração Pública, admitindo que não fazia parte dos seus planos fazer um mestrado. “Encarei este desafio com muitas dificuldades, mas sempre podendo contar com pessoas generosas que me auxiliaram quando mais precisei, principalmente, meu orientador, minha coorientadora e meus colegas do mestrado”, destacou. A servidora recebeu o certificado das mãos do orientador e diretor do campus Varginha, Prof. Leandro Rivelli.

Sob a orientação do professor Hélio Lemes, a servidora Eliara, que também foi da primeira turma do Mestrado Profissional em Administração Pública, desenvolveu seu trabalho intitulado “Acessibilidade nos portais das Universidades Federais: uma análise a partir do uso de sistemas de gerenciamento de conteúdo”, no qual apresentou uma análise da acessibilidade dos portais das universidades públicas brasileiras (o quanto as informações estão acessíveis a todos, inclusive às pessoas com deficiência), com base nas recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) e sua relação com as tecnologias utilizadas. “Com a crescente preocupação e necessidade em elaborar interfaces web mais acessíveis, acredito que este trabalho trará contribuições às atividades que exerço no NTI”, disse a nova mestra em Administração Pública, que foi convidada pelo reitor, Prof. Paulo Márcio da Faria e Silva,  no Gabinete da Reitoria, para receber o certificado, momento prestigiado também pelo diretor do NTI, Marcelo Penha Fernandes.

Para Eliara, a oportunidade de fazer o mestrado correspondeu a um desejo pessoal. “A conclusão do mestrado representa uma realização pessoal, cujo processo é árduo, mas bastante gratificante”, salientou.

A técnica do Instituto de Química, Kris Simone Tranches Dias, também deu um passo significativo na sua carreira acadêmica, ao concluir o doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Química, área de concentração em Química Orgânica, da Universidade.

Orientada pelo professor Claudio Viegas Jr., Kris defendeu a tese “Síntese e avaliação farmacológica de novos híbridos donepezil-feruloil planejados como candidatos a fármacos para a doença de Alzheimer”, estudo que visou a síntese e avaliação farmacológica de uma série de compostos inéditos planejados como candidatos a fármacos para a doença de Alzheimer. “A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa grave e até o momento não dispomos de nenhum tratamento capaz de curar o paciente. O aumento da expectativa média de vida faz crescer o número de portadores da doença e isso tem atraído a atenção da comunidade científica, que busca por compostos capazes de interromper o curso da doença”, conta a mais nova doutora da área.

De acordo com a pesquisadora, a dificuldade em encontrar um tratamento eficaz para a doença de Alzheimer se deve ao fato de existir uma série de fatores que influenciam a instalação e a progressão da doença. Buscando compostos capazes de interagir com esses múltiplos alvos biológicos envolvidos, a estratégia da autora foi planejar compostos inéditos que foram avaliados por ensaios farmacológicos e apresentaram resultados promissores. O trabalho pode ser conferido na revista científica European Journal of Medicinal Chemistry, vol. 130, 21 April 2017, Pages 440-457. Confira aqui!

Ao comentar a alegria de vencer mais uma etapa, Kris agradeceu à UNIFAL-MG pela oportunidade, bem como o apoio recebido da unidade da qual faz parte. “Sou grata à Universidade na qual realizei toda minha formação profissional, graduação, mestrado e doutorado, pelo apoio recebido por meio de seu programa de qualificação de servidores (PROQUALITAE). À direção do Instituto de Química pela liberação parcial da jornada de trabalho que foi imprescindível para conclusão desta importante etapa na minha formação e qualificação profissional. Ao meu orientador Claudio Viegas Jr. pela orientação e dedicação. Aos amigos do Grupo de Pesquisa em Química Medicinal (PeQuim)", ressaltou.

Acompanhada pela diretora do Instituto de Química, Profa. Keila Bossolani Kiill, Kris se reuniu com o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, que fez questão de entregar pessoalmente o certificado de conclusão do seu doutorado.

Galeria de imagens