Equipe da UNIFAL-MG participa de Colóquio Internacional realizado pela FEUSP

Professor da Instituição mediou sessão de discussão

Entre os dias 21 e 23/04, foi realizado em São Paulo- SP, o 5º Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, tendo como tema geral “Mérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in) justiça escolar no Brasil e em Portugal”. Foram debatidos estudos relacionados a três eixos: “avaliação e justiça escolar”, “marcadores sociais da diferença” e “(i) mobilidade social e sucesso escolar”.

O evento organizado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e pelo Grupo de Pesquisa sobre Práticas de Socialização (GPS-USP) contou com o apoio científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e de outras instituições brasileiras e portuguesas.

Na oportunidade, Elias Evangelista Gomes, coordenador de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e do curso de Ciências Sociais (Licenciatura) da UNIFAL-MG, foi mediador da sessão de discussão intitulada “Marcadores sociais da diferença”.

O docente integrou a comissão organizadora brasileira e foi escolhido para coordenar a próxima edição que será realizada na Universidade do Minho – Portugal em 2018.

Os discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Instituição, Gabriel Barreto Lopes e Giovana Carine Leite, participaram do colóquio como ouvintes e tiveram contato com pesquisadores, autores e temáticas relevantes para os estudos em sociologia da educação.

O encontro foi estruturado a partir de mesas-redondas, sessões de discussão de pesquisas recentes de doutorandos com pesquisa em fase de conclusão, recém doutores e pós-docs, bem como, atividades culturais, lançamento de livros e exibição de documentário brasileiro sobre as ocupações das escolas em São Paulo.

A quinta edição do colóquio mostrou que é um evento já consolidado para o estabelecimento de conexões e trocas de saberes entre diferentes gerações de pesquisadores brasileiros e portugueses, no debate sobre temas candentes para as ciências sociais e a educação.

Informações: Elias Evangelista Gomes, coordenador de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e do curso de Ciências Socias (Licenciatura) da UNIFAL-MG