Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG realiza curso sobre pré-natal e puerpério

Capacitação atenderá demanda regional ao qualificar a assistência à gestante

A UNIFAL-MG, em parceria com a Regional de Saúde de Alfenas, está promovendo um curso sobre pré-natal e risco habitual e puerpério, destinado a enfermeiros que realizam exames nas unidades de saúde da Atenção Primária dos municípios da região. O curso, realizado na modalidade presencial, terá duração de 56 horas distribuídas em oito encontros que acontecem de abril a julho de 2018.

O conteúdo do curso subsidiará os enfermeiros em relação à consulta de pré-natal, em consonância com as normativas estabelecidas pelo Ministério de Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), amparado, ainda, pela lei do exercício profissional. Além disso, o curso foi planejado após a verificação, em reuniões do Comitê Regional de Prevenção de Mortalidade Materna Fetal e Infantil da Regional de Saúde de Alfenas, da necessidade de uma capacitação voltada para enfermeiros, com o objetivo de qualificar a assistência à gestante e puérpera e diminuir os óbitos fetais e infantis.

Coordenado pela Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, o curso teve início em 05/04, no auditório da universidade. Participaram da aula inaugural 140 enfermeiros dos municípios pertencentes à Regional de Alfenas e também representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISLAGOS).

Segundo a coordenadora do curso, a Profa. Christianne Alves Pereira Calheiros, o empoderamento do enfermeiro é um dos assuntos que merecem ser discutidos. “Ele terá maior confiança no momento de atuação na unidade, proporcionando mais confiança também à gestante, que muitas vezes, por desconhecer o trabalho do enfermeiro, opta apenas por consultas médicas nas unidades”, explica.

Já para Luciana dos Santos e Thaís Helena Prado Araújo, referências técnicas em Saúde da Criança e da Mulher da Regional de Alfenas, a capacitação irá agregar mais informações para os enfermeiros por meio do alinhamento de condutas realizadas em suas respectivas unidades de saúde, além de proporcionar a troca de experiências entre todos os profissionais participantes do curso.

Notícia disponível neste link