Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG promove palestra internacional

O tema abordado foi "Enfermagem nos Estados Unidos da América"

No dia 19/05, a Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, por meio da disciplina "Enfermagem Neonatal e Pediátrica" promoveu uma palestra internacional na Universidade, que contou com o relato de experiência da enfermeira Lisa Wittom, que exerce suas atividades profissionais na cidade de Alexander no Estado do Kansas.

A exposição consistiu em uma abordagem sobre as experiências advindas do seu exercício no cuidado de crianças, adolescentes, mulheres e adultos em várias instituições de saúde nos Estados Unidos. A enfermeira, que desde o ano de 2011 atua na área de saúde mental, incluindo aconselhamento e tratamento de doenças físicas, destacou sua atuação em terapia intensiva neonatal, na gerência de caso de Enfermagem para crianças com necessidades especiais de saúde, tais como traqueostomia e tubos de alimentação, e ainda, seu trabalho no diagnóstico de doenças e prescrição de medicamentos e atuação em  atenção primária, tanto em um hospital psiquiátrico estadual quanto em uma clínica de cuidados primários; além do cuidado de pacientes com doenças agudas e crônicas.

Acompanhando a palestrante, também esteve presente na Instituição, a enfermeira Flora Harbin, que mora na cidade de Nashiville no Estado do Tennessee e  a professora Cristiana Schmidt Magalhães do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG, que foi a intérprete da palestra proferida por Lisa Wittom. Entre os participantes, marcaram presença, alunos do curso de Enfermagem da UNIFAL-MG e da Unifenas, bem como profissionais da área da saúde.

A enfermeira Flora também compartilhou sua experiência profissional juntamente com a enfermeira Lisa, oportunidade em relatou para os alunos do 7º período na disciplina de Enfermagem Neonatal e Pediátrica do curso de Enfermagem da UNIFAL-MG, o cuidado com a criança hospitalizada e os cuidados domiciliares em condições crônicas.

Para o coordenador do evento Prof. Denis da Silva Moreira da Escola de Enfermagem a globalização, bem como o avanço da ciência e da tecnologia, solicita um empenho dos órgãos de formação profissional em proporcionar oportunidades de capacitação cada vez mais abrangentes. "O curso de Enfermagem da UNIFAL-MG preza pela formação de um profissional generalista com uma visão de mundo que possibilite ter um senso crítico, reflexivo e se tornar um agente da mudança social a qual está inserido. Nesse sentido, as atividades desenvolvidas pelas enfermeiras na Universidade, possibilitam estimular o interesse para a realização de intercâmbio que estão em consonância com o Programa Ciência Sem Fronteiras", comentou.

Informações e fotos: Denis da Silva Moreira, professor da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG