Especialista da UNIFAL-MG participa de livro sobre "Ciências do Ambiente"

Versão para impressãoEnviar por email
Na publicação, Prof. Marcelo Barison apresenta conceitos sobre solos e águas subterrâneas

O livro “Ciências Ambientais para as Engenharias” lançado em novembro pela editora Elsevier, contou com a contribuição do professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, Marcelo Barison.

Organizada pelos professores Luiz Augusto Horta Nogueira e Rafael Silva Capaz da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a obra reúne temas atuais e de formação nas diversas áreas de Engenharia, com enfoque nas Ciências Ambientais, com o objetivo de propiciar uma visão integrada e holística do meio ambiente, e estudar as principais atividades e os impactos ambientais ocasionados e que estejam relacionados com a Engenharia.

Em conjunto com duas professoras da Unifei, Prof. Marcelo escreveu o 3º capítulo sobre “Solos”, e sozinho, o 5º capítulo referente às “Águas Subterrâneas”, disciplina que ministra nas Engenharias há mais de 10 anos.

Os conceitos apresentados em relação aos solos envolveram fatores de formação e tipos de solos, processos erosivos e degradação, técnicas de controle e prevenção da degradação. “Atualmente, com as preocupações que as diferentes atividades provocam sobre o solo, há uma maior troca de informações entre os profissionais, fazendo com que as interpretações dos atributos dos solos, nas diferentes visões sejam somadas, proporcionando uma melhor proteção deste recurso natural, quando submetido a pressões de uso”, apresentam os autores na introdução do capítulo.

A classificação dos aquíferos, contaminação dos solos e águas subterrâneas e técnicas de remediação de solos e águas subterrâneas contaminadas, foram os conceitos abordados no capítulo “Águas Subterrâneas”.  “Quando se analisa a quantidade tão restrita de águas doces no planeta, que perfaz em torno de apenas 2,5 %, é que percebemos quão importante é esse recurso para a manutenção da vida no planeta. Da parcela de toda água doce do planeta, estima-se que 68,9% encontra-se na forma de gelo nas calotas polares e o restante, 31,10% é que são água doce líquida. Deste montante apenas 4% são águas superficiais (rios, ribeiros, lagos e canais), sendo que 96% são águas subterrâneas (MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA, 2007). A partir destas evidências, ressalta-se a importância em se conhecer a dinâmica de ocorrência das águas subterrâneas, seu potencial para o abastecimento público, agricultura, piscicultura, indústria e demais setores da sociedade. Embora ainda seja um tema pouco estudado, sendo um assunto ainda não prioritário como parte integrante de muitos currículos universitários, aos poucos se tem observado que esta área vem sendo mais explorada”, introduz Prof. Marcelo.

Manifestando satisfação por contribuir com o livro, o pesquisador da UNIFAL-MG enfatizou: “A satisfação é muito grande em ter participado da elaboração de um livro com temas muito atuais e cujos assuntos foram abordados profundamente e que foi muito bem contextualizado. O tema solos agrega conceitos não somente de agronomia, mas contempla a área de geologia de engenharia, com ênfase em instabilidade de encostas, um problema atual no nosso país. Já o tema Águas Subterrâneas encontra-se muito atual e completo, porque leva o leitor a compreender como ocorrem estas águas de subsuperfície e os desafios atuais são apresentados neste livro, no que se refere ao tema de contaminação e dos principais processos atuais de remediação de aquíferos."

"Ciências Ambientais para as Engenharias" pode ser adquirido na página da editora Elsevier.

Sobre o pesquisador

Graduado em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1990), Prof. Marcelo Ribeiro Barison possui Mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos (1994) e Doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), área de Hidrogeologia: Química de Águas Subterrâneas. Atualmente é professor  do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, no Campus Avançado de Poços de Caldas, possuindo experiência na área de estudos geotécnicos (controle de erosão e estabilidade de encostas); planejamento do meio físico; e estudos hidroquímicos de águas subterrâneas envolvendo contaminação e remediação.