Estudantes da UNIFAL-MG visitam museus em São Paulo

A viagem incluiu MASP, museus de arqueologia, futebol e diversidade sexual. Confira!

Entre os dias 8 e 10/12, os alunos das disciplinas “Laboratório de Ensino de História II” e “Introdução à Museologia e aos museus” - essa última também oferecida como Curso de Extensão - fizeram uma visita técnica à São Paulo/SP. Coordenada pela professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Juliana Miranda Filgueiras e pela diretora do Museu da Memória e Patrimônio, Luciana Menezes de Carvalho, a viagem incluiu os espaços: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP); estudo do meio  "A São Paulo modernista na São Paulo atual"; Museu da Diversidade Sexual; Espaço Catavento; Museu do Futebol e o Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Com o objetivo de familiarizar os participantes com o universo dos museus e suas diferentes tipologias e temáticas - museus tradicionais de arte, história e ciência, museus comunitários, museus a céu aberto -, a viagem também propiciou a observação de conteúdos apresentados durante o curso. De acordo com Luciana, os estudantes viram na prática “como as exposições são montadas, suas narrativas, iluminação, suporte, acessibilidade, bem como realizaram visitas a reservas técnicas, nas quais conheceram de perto ações preventivas e de tratamento de acervos”.

Já no âmbito da disciplina “Laboratório de Ensino de História II”, a realização do estudo do meio intitulado "A São Paulo modernista na São Paulo atual", teve como finalidade permitir aos acadêmicos do curso de licenciatura em História vivenciar e problematizar essa ação como possibilidade de ampliação do repertório metodológico no ensino de História na educação básica. “O estudo do meio, utilizado como um método de ensino interdisciplinar, permite aos estudantes o contato a realidade social selecionada para ser estudada, lhes possibilitando a ampliação do olhar sobre o mundo, em sua dimensão espacial e temporal.”, explicou a Profa. Juliana.

Galeria de imagens

Com informações: Luciana Menezes de Carvalho, diretora do Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG e Juliana Miranda Filgueiras, professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras.