Estudantes de Medicina realizam atividade prática de dissecção de coração suíno

Aula objetivou o aprendizado da anatomia do coração e incentivo à extensão universitária

A Liga Acadêmica de Diabetes e Hipertensão Arterial Sistêmica (LADHAS - UNIFAL-MG) realizou em 23 e 24/04 uma aula de Dissecção de Coração Suíno, tendo como público alvo os alunos do 1º período do curso de Medicina. A atividade foi proposta e supervisionada pelas coordenadoras da LADHAS, Profa. Evelise Aline Soares e Profa. Anelena Moretto Salomão. Os membros da liga elaboraram um “manual de orientação para a dissecção” e os alunos regularmente matriculados na disciplina Anatomia Aplicada a Medicina I executaram a tarefa no coração suíno. Participaram da aula 64 alunos e discentes membros da Liga, entre eles monitores de anatomia.

Segundo a Profa. Evelise, a atividade da liga associada à disciplina incentiva os alunos do 1º período a se interessarem pela extensão universitária, sem contar que a dissecção facilita o aprendizado do estudo da anatomia, em especial, a anatomia cardíaca. A professora destaca: "O coração suíno é semelhante anatomicamente ao coração humano, o que permite ao aluno, por meio da dissecção, visualizar em peça fresca as estruturas cardíacas".

Para o acadêmico Gabriel dos Reis Pinto, a atividade é extremamente interessante, pois trata-se do primeiro contato com instrumentais cirúrgicos, ou seja, além de aprender a anatomia do coração, eles também aprendem o manuseio básico dos instrumentais.

O presidente da liga, Bruno Ferrari, conta que a finalidade da LADHAS-UNIFAL-MG é estreitar os laços dos estudantes universitários do curso de Medicina em relação a diabetes e hipertensão arterial sistêmica, visando a integração das ações de ensino, pesquisa e extensão. "Desta forma, conhecer a anatomia do sistema cardiovascular e poder orientar os calouros sobre a importância do estudo anatômico e da participação na extensão, é gratificante", disse.

Galeria de imagens

Informações e fotos: Evelise Aline Soares, professora/diretora da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG