Estudantes de Enfermagem participam de atividades integrativas do curso

Ação na praça e uma oficina de arte marcial contribuíram para a formação dos graduandos

Em constante atuação em ações que contribuem para a formação na área de Enfermagem, os estudantes do curso participaram de duas atividades práticas recentemente. A primeira foi realizada no dia 10/10, em parceria com o Programa Educacional de Resistência as Drogas da Polícia Militar de Minas Gerais (Proerd). A segunda atividade consistiu em uma oficina sobre Tai Chi Chuan, como técnica integrativa na assistência de Enfermagem.

Cerca de 250 pessoas marcaram presença na ação realizada na Praça Getúlio Vargas em Alfenas, onde os alunos da Universidade promoveram atividades lúdicas com crianças e orientações do projeto DIPER sobre diabetes e hipertensão arterial sob responsabilidade das professoras Silvana Leite e Eliza Rezende. As atividades em parceria com o Proerd contaram com a participação da professora Márcia Bem e do sargento Jaime. “Houve distribuição de camisetas, pipoca, algodão doce, que tornou a manhã muito mais significativa para discentes, docentes e comunidade”, narra Profa. Márcia. De acordo com a docente, a Rede Liga Farma doou o material para os exames de glicemias e logística. “Manifestamos o nosso agradecimento a Rede Liga Farma”, enfatizou.

No dia 19/10, os alunos participaram de uma oficina sobre Tai Chi Chuan, como técnica integrativa na assistência de Enfermagem, sob a coordenação da professora Márcia Bem. Para auxiliar na formação e no raciocínio crítico dos graduandos foi convidado Ricardo Wagner Reis Filho, que trabalhou de maneira lúdica com os estudantes o estilo de arte marcial reconhecido também como uma forma de meditação em movimento.

Taiji Quan (em chinês: 太極拳 pinyin: Tàijí quán) Tai Chi Chuan, é uma arte marcial interna chinesa, parcialmente baseada no bagua (py bā guà 八卦), categoria esta nomeada em chinês neijia (內家).

Os princípios filosóficos do Taiji Quan remetem ao taoismo e à alquimia chinesa.

A relação de yin e yang, os cinco elementos, o ba gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (Yi Jing) e o Dao De Jing de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.

Os textos clássicos do Taiji Quan escritos pelos mestres orientam a:

• Vencer o movimento através da quietude (Yi Jing Zhi Dong)
  • Vencer a dureza através da suavidade (Yi Rou Ke Gang)
  • Vencer o rápido através do lento (Yi Man Sheng Kuai)

O Taiji quan tem suas raízes na China, sendo, atualmente, uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação (dao yin) e com a promoção da saúde, oferecendo, aos indivíduos, uma referência de tranquilidade e equilíbrio.

Com informações e fotos: Márcia Maria da Silva Bem, professora da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG