Estudos matemáticos da UNIFAL-MG ganham visibilidade em evento internacional

Alunos e professores marcaram presença em congresso de Ensino de Matemática no RS

Estudantes de graduação e pós-graduação, e também professores do curso de Matemática da UNIFAL-MG, participaram do 7º Congresso Internacional de Ensino de Matemática, que foi realizado na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas-RS, de 04 a 07/10.

Considerado um dos principais eventos da América Latina realizados no ano de 2017, o congresso contou com a apresentação científica na forma oral, da estudante do último semestre do curso de Matemática-Licenciatura, Nayara da Silva. Intitulado "Educação Matemática e atividades investigativas com pessoas idosas: contribuições para o 'raciocínio' e a interação social", o estudo é fruto de trabalho de extensão desenvolvido pela acadêmica.

Duas estudantes do curso de Mestrado em Educação (PPGE) da Universidade também apresentaram seus trabalhos. Sandra Maria da Silva apresentou a comunicação científica intitulada "A educação matemática na formação de pedagogos de um curso na modalidade a distância" e a mestranda Andiara Cristina de Souza apresentou a comunicação científica intitulada "Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Processo Inicial de alfabetização matemática de um estudante autista".

Os três trabalhos tiveram a coautoria do professor Guilherme Henrique Gomes da Silva, do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG, que juntamente à professora Rejane Siqueira Júlio, do Departamento de Matemática, apresentou na oportunidade, a comunicação científica "A formação matemática de futuros pedagogos antes de ingressarem no curso de Pedagogia", fruto do projeto de pesquisa dos docentes em andamento. "Todos os trabalhos são frutos de pesquisas e projeto de extensão em desenvolvimento", enfatiza Prof. Guilherme.

Além destes trabalhos, a professora Rejane, em parceria com o professor José Claudinei Ferreira, também do Departamento de Matemática, apresentou a comunicação científica "O círculo quadrado como possibilidade de discutir matemática e filosofia da matemática".

A participação da UNIFAL-MG no evento contou com o suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Os anais com os trabalhos completos estão disponíveis aqui.

Com informações e fotos: Guilherme Henrique Gomes da Silva, professor do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG