"Saúde Mental e Democracia: sem golpes, sem manicômios"

Evento acontecerá no campus Varginha, na próxima sexta-feira, 18/05

Em virtude do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio, o campus Varginha sediará o evento “Saúde Mental e Democracia: sem golpes, sem manicômios”, que contará com palestras ministradas por convidados da UNIFAL-MG  e de outras instituições na próxima sexta-feira, 18/05, das 13 às 20h, no auditório do campus. As inscrições podem ser feitas pelo CAEX.

Conforme a professora Cláudia Gomes, do Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL, uma das palestrantes, o evento tem a finalidade de colocar os participantes à altura da responsabilidade clínica, política e histórica que têm. “Entendemos que no 18 de maio que se aproxima, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, temos uma grande responsabilidade: a de transmitir à sociedade, à população, aos trabalhadores, usuários e suas famílias que estamos em uma luta tenaz tanto pelo restabelecimento da democracia no país quanto pela retomada do processo histórico de reestruturação da atenção e do cuidado em Saúde Mental no Brasil, que vinha atingindo êxito indiscutível, de projeção internacional”, diz.

Para Profa. Cláudia, a Saúde Mental, a Reforma Psiquiátrica e o campo da Atenção Psicossocial, conquistas inestimáveis que o Brasil produziu nos últimos 30 anos, internacionalmente reconhecidas, vivem tempos sombrios e retrocessos com danos ainda inimagináveis em sua extensão e profundidade.  “As políticas sociais, de modo geral, encontram-se sob forte ameaça de dissolução, quando não em franco processo de desmontagem”, comenta.

O evento é uma realização da Laço Analítico Escola de Psicanálise em parceria com a UNIFAL-MG e com a Instituição CONVIVER.

Confira os convidados do evento:

Convidados:

- Alessandra Teófilo de Souza - Alfenas-MG
“A luta antimanicomial como espaço de formação política, social e crítica”
Terapeuta Ocupacional, formada pela UFMG (1994), formação em Dança Circular e Terapia Comunitária Integrativa. coordenadora do Centro de Convivência "Olhos Divinos", desde 2009.

- Antonio Pinto de Oliveira Neto – Varginha-MG
“Produção de miséria, exclusão social e grave psíquico”
Psicanalista, membro do Laço analítico /Escola de Psicanálise, sede Varginha. Supervisor clínico institucional de Saúde Mental em Janaúba – MG.

- Claudia Gomes - Alfenas-MG
“ A experiência formativa em psicologia da saúde na UNIFAL/ MG
Psicóloga, Doutora em Psicologia - Docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL, professora de Psicologia, coordenadora. Grupo de Pesquisa: Cultura e Humanização: contextos sociais e promoção de saúde.

- Cristina Rezende Valle Souza – Varginha-MG
“Direito e justiça social só se fazem com movimento – a Luta Antimanicomial”
Psicanalista, membro do Laço Analítico/Escola de Psicanálise, sede de Varginha, Assistente social, profissional de saúde mental em sua interface com a Justiça no município de Varginha.

- Daniel Lessa Akerman – Varginha-MG
Psiquiatra, profissional estabelecido na cidade de Varginha.

- Jaques Akerman – Belo Horizonte-MG
“A clínica é a política”
Psicanalista, professor da Universidade FUMEC.

- Julio Cesar de OIiveira Nicodemos – Rio de Janeiro-RJ
“Redução de danos, Psicanálise e os desafios de uma prática clínico política”
Psicanalista. Doutorando em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, pesquisadore trabalhador de saúde mental no campo da Redução de Danos e Atenção Psicossocial a crianças e adolescentes usuários de drogas numa perspectiva psicanalítica.

- Luciano Elia – Rio de Janeiro-RJ
“A difícil encruzilhada do momento político”
Pós- Doutor pela PUC - Rio. Psicanalista, membro do Laço Analítico/Escola de Psicanálise, sede do Rio de Janeiro, coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Psicanálise e Políticas Públicas do IP/UERJ, professor titular da UERJ. Atuação como supervisor clínico de CAPSi e CAPS no Rio de Janeiro e em outros municípios.

- Matheus Dias Pereira – Rio de Janeiro-RJ
“Além da Reforma, a revolução!”
Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, pesquisando a interface da psicanálise com o marxismo, psicanalista membro do Laço Analítico/Escola de Psicanálise, sede do Rio de Janeiro. Diretor de CAPS, trabalhador de saúde mental.

- Valdene Rodrigues Amancio – Varginha-MG
“A Reforma Psiquiátrica atropelada pelo golpe: como sustentar uma praxis clínico -política em Saúde Mental?”
Doutoranda em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, pesquisando “Uma clínica para o CAPS”. Psicanalista membro do Laço Analítico/ Escola de Psicanálise, sede Varginha. Professora da Especialização em Teoria e Clínica Psicanalítica e da Graduação em Psicologia da UNIFENAS. Professora da Especialização em Fundamentos da Psicanálise da UNILAVRAS. Atuação como supervisora clínica de CAPS na cidade do Rio de Janeiro e Minas Gerais, trabalhadora de Saúde Mental. Membro da ABRASME e da LEAP Brasil.