Membros da ITCP/UNIFAL-MG participam de evento da Rede Nacional de Incubadoras

Versão para impressãoEnviar por email
O evento foi realizado entre os dias 13 e 15/08, em Montes Claros-MG

Entre os dias 13 e 15/08, membros da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Alfenas – ITCP/UNIFAL–MG, participaram do Encontro da Rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, em Montes Claros-MG. O evento contou com a presença de ITCPs do estado de Minas Gerais e São Paulo, com vistas à formação constante dos seus membros, bem como a articulação entre as Incubadoras, por meio de oficinas, debates e discussões. Segundo relato dos participantes, o evento foi de suma importância para a consolidação da ITCP/UNIFAL-MG, pois proporcionou a troca de experiências entre as ITCPs e agregou conhecimento e experiência para as práticas da mesma.

A ITCP/UNIFAL-MG é um programa de extensão, que iniciou suas atividades em 2010, sendo composta por uma equipe multidisciplinar de docentes e discentes. Tem como objetivo proporcionar a formação da comunidade acadêmica com temas acerca da economia solidária, incubação de empreendimentos econômicos solidários ou grupos em via de formação, e desenvolver parcerias com o intuito de empreender projetos de apoio aos grupos incubados.

Atualmente, a ITCP/UNIFAL–MG desenvolve ações de incubação junto a três grupos, sendo eles: o Grupo de Mulheres Beneficiárias do Programa Bolsa Família, provenientes do projeto “Qualificar para desenvolver: As mulheres de Varginha em cena aberta”, produtoras de gêneros alimentícios, tais como marmitas, doces e salgados; a Associação Terra do Marolo, formada por produtores e beneficiadores do marolo, no município de Paraguaçu–MG; e a Associação Sabor e Saúde, de agricultores familiares, do ramo de hortaliças, em Varginha-MG. Além destes, estão em início de incubação dois novos grupos: outro de Mulheres Beneficiárias do Programa Bolsa Família em diferente bairro do município de Varginha, situado em região de grande vulnerabilidade social, com más condições de moradia e significativa situação de desemprego; e um grupo de produtores de biscoito da cidade de Areado-MG.

A Incubadora também realiza outras atividades, tais como a formação de seus membros, por meio das oficinas de qualificação interna, um grupo de estudos, intitulado “Economia Solidária em Debate”, e o Clube de Trocas.

Informações e fotos: Ana Carolina Guerra, professora do campus de Varginha da UNIFAL-MG, coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Instituição