Ex-aluno da UNIFAL-MG toma posse como professor na Unipampa

Gilberto Rodrigues Liska, ingressou na Universidade em 2006, no curso de Matemática

O ex-aluno da 1ª turma do curso de Matemática - Licenciatura da UNIFAL-MG, Gilberto Rodrigues Liska, foi nomeado e empossado em caráter efetivo para o cargo de professor da carreira do magistério superior, com título de doutor, por meio da Portaria nº 859 de 02/05, na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Bagé.

Gilberto Rodrigues Liska concluiu o curso de Matemática - Licenciatura no 1º semestre de 2010 e, logo em seguida, ingressou no programa de mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras, onde também defendeu sua tese de doutorado, este ano, uma semana antes de tomar posse no novo cargo.

De acordo com Gilberto, a formação inicial na UNIFAL-MG ofereceu uma oportunidade de mudança de vida. Além da formação acadêmica, proporcionou uma transformação social. Os conhecimentos adquiridos durante a graduação foram determinantes para o sucesso tanto no mestrado como no doutorado. Gilberto ainda salienta o importante papel de seu orientador de iniciação científica, o Prof. Luiz Alberto Beijo, em guiá-lo e estimulá-lo, desde a metade da graduação, para a carreira docente. Através desse veículo, ele deixa os sinceros votos de força e sucesso para aqueles que optaram em seguir essa admirável carreira e sua profunda gratidão pelo seu orientador e corpo docente da Matemática - Licenciatura por viabilizarem sua trajetória atual.

Segundo o atual coordenador do curso de Matemática - Licenciatura, Prof. José Paulo Carvalho dos Santos, os egressos do curso tem conseguido excelentes colocações no mercado de trabalho."Temos por exemplo o ex-aluno Franco Bassi Rocha que é docente efetivo do quadro dos professores da UNIFAL-MG, os  ex-alunos Jarne Donizetti Ribeiro e Marcela Costa Rocha que são docentes do Instituto Federal do Sul de Minas. Também temos a notícia de que vários outros ex-alunos estão atuando na docência em ensino fundamental e médio na rede  pública e privada e muitos continuam sua formação em cursos de pós-graduação na área de Matemática e em áreas afins", enfatiza José Paulo.

O curso de Matemática - Licenciatura foi aprovado pelo Conselho Superior em sua 21ª reunião realizada em 27/10/2003, pela Resolução Nº 014/2003, e as atividades do curso iniciaram no 2º semestre de 2006, com a aprovação de sua implantação pelo Conselho Superior em sua 5ª reunião em 20/03/2006, pela Resolução Nº 008/2006.

Na última avaliação do Ministério da Educação, o curso obteve conceito 4 e é destaque como um dos melhores cursos da região.

Informações e fotos: José Paulo Carvalho dos Santos, professor do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG