São Paulo recebe exposição do Prof. Ronaldo Auad da UNIFAL-MG

Veja reportagem divulgada pelo Instituto da Cultura Árabe

O professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, Ronaldo Auad, também artista plástico, apresentará sua obra intitulada “Minas-Líbano: Nágila e outras presenças”, na Casa Galeria Loly Demercian em São Paulo, a partir de 08/11.

A exposição ganhou destaque na página do Instituto da Cultura Árabe, em reportagem assinada por Sueli Melo divulgada no dia 30/10.

São Paulo recebe exposição que celebra a mistura das culturas mineira e árabe

A mistura dos universos de duas culturas, a mineira e a árabe, é o fio condutor da mostra individual do artista Ronaldo Auad, que estreará em São Paulo em 8 de novembro (com abertura para convidados dia 7), na Casa Galeria Loly Demercian. O objeto desta exposição - a mistura dos universos mineiro e árabe – também se encontra desdobrado na exposição individual que o artista realiza atualmente no Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas, Minas Gerais.

"Minas-Líbano: Nágila e outras presenças" permeia a memória do território de origem do artista - o interior de Minas -, que compreende elementos da arquitetura civil e religiosa, seus exteriores e interiores e aspectos da cultura árabe, relacionados à sua ascendência materna - sons, músicas, cheiros, tecidos, texturas e fotografias de álbuns de família.

Nágila é o nome da tia avó de Auad, falecida nos anos 1930, que esteve presente nas criações do artista. “Convivi com a memória dela, com as imagens. E ela tem sido sempre representada no meu trabalho a partir de um objeto, de um desenho, ou seja, ela faz parte do meu imaginário que abriga também a memória da casa de libaneses cheia de santos.”

Em relação ao que o público pode esperar da mostra, o artista afirma que “é uma obra composta mais de metonímias, de detalhes do que basicamente de um discurso visual próximo de uma narrativa fechada, algo que também não é a função da obra de arte”, ressalta Auad. “É uma obra que talvez pegue o intérprete pelo detalhe, pelo tecido, pela materialidade e outros elementos desse universo.”

A exposição “Minas-Líbano: Nágila e outras presenças” é dedicada a Lucia Santaella, professora, pesquisadora e principal representante da Teoria Geral dos Signos de Charles Sanders Peirce no Brasil.

Além de artista visual, Ronaldo Auad é professor e pesquisador do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, onde leciona Semiótica Peirceana e Artes: Fundamentos e Metodologias.

O artista tem obras incluídas nos seguintes bancos de dados, acervos e coleções: Programa Rumos Visuais 1999-2000 e 2001-2002 - Banco de Dados do Instituto Itaú Cultural Virtual, São Paulo, www.itaucultural.org.br; Museu de Arte Moderna de Resende (RJ); Coleção Eloá Bessa, Rio de Janeiro; Centro Cultural Cândido Mendes, Rio de Janeiro; Coleção Nicolette Lacerda Soares, São Paulo; Coleção Eduíno Orione, São Paulo; Coleção Lucia Vilaseca, Rio de Janeiro; Coleção João Bosco Millen, Barra Mansa; Coleção Claude Matchouline de Barros, São Paulo.

A exposição "Minas-Líbano: Nágila e outras presenças" ficará em cartaz de 08/11 a 05/12, com entrada franca.

Exposição “Minas-Líbano: Nágila e outras presenças”
Abertura: dia 7 de novembro, às 20h
Visitação: de 8 de novembro a 5 de dezembro de 2013, de terça a sexta-feira, das 11h às 20h e sábado das 11h às 15h
Local: Casa Galeria Loly Demercian - Av. Doutor Cardoso de Melo, 758/térreo – Vila Olímpia,