Extensão participa de encontro nacional do Forproex

Eventos e editais de projetos e programas mostram a força extensionista da Universidade

Entre os dias 04 e 06/09, a Universidade Federal de Ouro Preto recebeu o 40º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras - Forproex.

No encontro, foram debatidos a função social da extensão, as políticas públicas e a extensão, a avaliação, os indicadores, arte e cultura, dentre outros temas. O reitor da UNIFAL-MG, Prof.  Paulo Márcio de Faria e Silva participou como representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Estiveram presentes no encontro do Forproex: a pró-reitora de Extensão, Eliane Garcia Rezende; a pró-reitora adjunta de Extensão, Ana Rute do Vale; o coordenador de arte e cultura da Proex e do Forproex – Nacional e do Sudeste, Prof. Elias Evangelista Gomes; a coordenadora de programas e projetos, Profa. Keila Bossolani Kiill; a coordenadora de unidade acadêmica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Elisângela Monteiro Pereira e a professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Vanessa Cristina Girotto.

"A participação no Forproex foi uma experiência bastante enriquecedora. Como coordenadora de Extensão, tive a oportunidade de aprender mais e compreender melhor a política acadêmica de extensão, suas diretrizes básicas, os problemas que as universidades encontram e as articulações para manter as ações extensionistas nas universidades públicas, visando a cidadania e a democracia", relatou Profa. Elisângela.

No dia 06/09 ocorreu a reunião do Forproex – Sudeste no qual foram planejadas as próximas atividades nas instituições da região. Foi discutida e organizada a nova comissão do Projeto Corredor Cultural para o ano de 2017.

De acordo com o Prof Elias Evangelista Gomes, em 2016 o Corredor Cultural do Forproex - Sudeste conta com recursos planejados pelo governo anterior e não há certeza que o apoio seguirá em frente. "É necessário unir as IES na defesa de uma política nacional de apoio à produção cultural da educação pública brasileira. Em muitas cidades do país, as coordenações de cultura das universidades e institutos federais têm um papel estratégico no incremento artístico e cultural dos municípios e estados", comentou.

Entre os dias 07 e 09/09, ocorreu também em Ouro Preto, o 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). Com a temática "Inovação e emancipação: valores humanos, tecnológicos e ambientais", o evento promoveu conferências, mesas-redondas, oficinas, rodas de conversas, apresentações de trabalhos. A UNIFAL-MG que foi parceira na execução do congresso, marcou presença com uma grande caravana. Foram enviados um ônibus e vans, além de outros extensionistas que foram em transporte particular. Foram mais de 70 trabalhos de extensão apresentados.

A docente do Instituto de Ciências Biológicas, Manuella Costa, ressaltou: "Participar do Congresso foi muito relevante, pois permitiu a troca de saberes com extensionistas das diversas universidades brasileiras, surgindo inclusive ideias para novos projetos".

Daiane Santos, acadêmica do 8º período de Enfermagem, também comentou sobre sua participação no evento: "Participar do 7º CBEU foi uma experiência enaltecedora. Havia pessoas com o intuito de levar novas ideias para as suas instituições, isso agrega valor. Sem falar nas oficinas fantásticas ministras por pessoas altamente capacitadas".

Também no mês de setembro, a pró-reitora de Extensão da UNIFAL-MG, Eliane Garcia Rezende, na condição do Forproex participou de reuniões com o Ministério da Educação (MEC). Os encontros com os gestores do MEC ocorreram para negociar a liberação dos recursos para o Edital do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext).

No dia 27/09, ocorreu a última reunião. Segundo Profa. Eliane, o MEC afirmou que irá liberar o recurso e que o edital sairá ainda em 2016, provavelmente em outubro. "É importante que a comunidade da UNIFAL-MG que pretende enviar projetos esteja atenta, pois os prazos serão curtos, as atividades serão para ter início em fevereiro de 2017", informou.

Até o dia 17/10, serão realizadas inscrições para o Programa de Concessão de Bolsas de Extensão da UNIFAL-MG – PROBEXT. Os programas e os projetos deverão ser encaminhados através da plataforma CAEX, para serem executados em 2017.

"O Coex (Colegiado de Extensão) tem priorizado as bolsas para garantir o funcionamento da extensão da UNIFAL-MG. Tem sido o compromisso de cada representante de unidade e da Proex para envolver mais estudantes, técnicos e docentes na formação acadêmica através do diálogo com a sociedade. O cenário político não é animador, mas temos tido o compromisso de lutar pela garantia as bolsas", enfatizou Eliane.

Com informações e fotos: Secretaria da Pró-Reitoria de Extensão/UNIFAL-MG