Extensão promove capacitação para discutir ações e diretrizes extensionistas

Curso semipresencial “Avaliação de Ações de Extensão” recebeu palestrante da UFMG

A Universidade recebeu no dia 13/11, a convidada Maria das Dores Pimentel Nogueira, da UFMG,atuante na área de Educação, com ênfase em Extensão Universitária - Políticas Institucionais e Avaliação, para ministrar uma palestra no curso semipresencial “Avaliação de Ações de Extensão”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão.

Com carga horária de 30 horas, distribuídas no período de 28/09 a 20/11, a atividade, ligada ao Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (PRODOC), totalizou 22 horas utilizando a plataforma Moodle e oito horas para dois momentos presenciais ocorridos nos dias 23/10 e 13/11.

Segundo a coordenadora do curso, Profa. Eliane Garcia Rezende, pró-reitora de Extensão, essa capacitação tem como proposta discutir questões relacionadas à Extensão, com reflexões sobre as diretrizes nacionais de Extensão Universitária, sistematização e organização, bem como o processo de elaboração de propostas de extensão sua avaliação, o acompanhamento das ações e seus desdobramentos em publicações e outros produtos acadêmicos; repercutindo sua relevância na atividade profissional.

“Talvez um dos mais relevantes desafios da Extensão Universitária esteja relacionado à sua institucionalização e reconhecimento acadêmico. Isto remete ao reconhecendo do papel das atividades extensionistas na vida acadêmica, ou seja, sua integração com a pesquisa e o ensino, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade e adequação universitária, participando dos processos de ensino-aprendizagem e na geração de novos conhecimentos”, argumenta.

Na visão da coordenadora, a Universidade promove, por meio da Extensão, a apropriação social do conhecimento e a democratização do capital social e cultural, especialmente para os setores mais vulneráveis da sociedade. “Estes aspectos geram a transformação social, estando a Universidade integrada no meio social do qual se nutre e também contribui, consciente e comprometida, com as práticas sociais, culturais e produtivas da região na qual se encontra inserida, não se isentando, portanto, de seu compromisso social”, comentou, destacando a importância de promover a criação de espaços para debates, análises, reflexões, estudos e investigações no campo da Extensão Universitária, com vistas a aprimorar e consolidar sua institucionalização com qualidade.

Sob a tutoria dos professores Vanessa Girotto, Keila Bussolani Kiill e Ana Rute do Vale, o curso “Avaliação de Ações de Extensão” contou com fórum de discussões no ambiente virtual Moodle, onde os participantes puderam ter acesso a textos e vídeos relacionados aos eixos:

• A Extensão Universitária, suas diretrizes e sistematização;
  • Comunicação e Extensão;
  • Experiências na Extensão Universitária e Avaliação na Extensão.

Outra edição do curso deverá acontecer em 2016.