Extensão promove encontro para discutir ações extensionistas

O evento reuniu integrantes do curso "Ações de Extensão: O porquê? Para quê? Como?"

No dia 01/07, aconteceu o terceiro encontro do curso semipresencial "Ações de Extensão: O porquê? Para quê? Como?", vinculado à educação a distância (EAD) e à Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Segundo a coordenadora do curso, Profa. Eliane Garcia Rezende, pró-reitora de Extensão, o curso propõe estimular a reflexão com base em quatro eixos, ou seja: num 1º eixo ‘O porquê?’ – o porquê de se fazer extensão?; No 2º eixo ‘O para quê fazer extensão?’; já o 3º será ‘O como fazer?’; e no 4º eixo ‘A avaliação das ações extensionistas’.

"A perspectiva é promover a criação de espaços para debates, análises, reflexões, estudos e investigações no campo da Extensão Universitária, com vistas a aprimorar e consolidar sua institucionalização. O curso está sendo desenvolvido ao longo do ano de 2016, e tem a participação de docentes, técnicos administrativos e discentes dos três campi da UNIFAL-MG. A institucionalização e o reconhecimento das atividades de Extensão Universitária são relevantes desafios da nossa Universidade. Isto remete ao reconhecendo do papel das atividades extensionistas na vida acadêmica, ou seja, sua interação com a pesquisa e o ensino, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade e adequação universitária, participando dos processos de ensino-aprendizagem e na geração de novos conhecimentos", argumenta.

Na visão da coordenadora, a Universidade promove mediante a Extensão, a apropriação social do conhecimento e a democratização do capital social e cultural, especialmente para os setores mais vulneráveis da sociedade. "Estes aspectos geram a transformação social, estando a Universidade integrada no meio social do qual se nutre e também contribui, consciente e comprometida, com as práticas sociais, culturais e produtivas da região na qual se encontra inserida, não se isentando, portanto, de sua responsabilidade social", comentou.

Informações: Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG