Faculdade de Ciências Farmacêuticas elege nova Diretoria

Cássia Carneiro Avelino e Sandra M. O. Morais Veiga são as novas dirigentes da unidade

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) realizou no dia 10/05, eleição para nova Direção da unidade.

As professoras Cássia Carneiro Avelino e Sandra Maria Oliveira Morais Veiga, foram eleitas para ocuparem as funções de diretora e vice-diretora da FCF, respectivamente.

A apuração foi feita pela Comissão Eleitoral constituída pela unidade. O resultado da eleição foi homologado pela Congregação do FCF no dia 10/05.

O mandato de dois anos da nova Diretoria compreende o período de maio/2017 a maio/2019.

Profa. Cássia Carneiro Avelino - Graduada em Farmácia-Bioquímica, pela Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (1975). Ingressou na Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas em 1975, integrando o quadro permanente docente, tendo ministrado as disciplinas: Microbiologia Geral, Microbiologia Clínica e Bacteriologia Clínica para os cursos de Farmácia, Odontologia, Enfermagem e Biomedicina. Professora Titular em Microbiologia, desde julho de 1998. Cursou Especialização (1976), Mestrado (1980) e Doutorado (1995) em Microbiologia no Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora e professora do Curso de Especialização em Análises Clínicas e do Curso de Especialização em Microbiologia Aplicada às Ciências da Saúde. Chefe do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (03/1989 - 03/1991 e 02/2010 a 02/2012). Chefe do Laboratório Central de Análises Clínicas (05/1997 a 07/2005). Farmacêutico-bioquímico responsável pelo Laboratório Central de Análises Clínicas da EFOA (05/1997 a 07/2005). Diretora Pro tempore da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (04/ 2010 - 05/1011). Vice-diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas  (06/ 2014 a 05/2017. Membro do Conselho Universitário – CONSUNI, em vários mandatos. Membro da Comissão de Estágio do Curso de Farmácia, em vários mandatos. Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) em vários mandatos. Representante da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas junto ao Conselho Municipal de Saúde de Alfenas (1999 - 2001).- Membro do Conselho Fiscal da FACEPE (1993- 2013). Participação ativa em comissões diversas exercendo funções de caráter acadêmico e administrativo.

Profa. Sandra Maria Oliveira Morais Veiga - Graduada em Farmácia-Bioquímica pela Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (1985). Cursou especialização em Microbiologia e em Saúde Pública pela Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (1991/1992), especialização em Educação, pela Universidade José do Rosário Vellano (1994), mestrado em Educação em Ciências, pela Universidade José do Rosário Vellano (1997) e doutorado em Ciências dos Alimentos, pela Universidade Federal de Lavras, UFLA (2003). Ingressou na Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas em 1989, como Farmacêutico-bioquímico responsável pelo Laboratório Central de Análises Clínicas da EFOA, e em 1992, tornou-se professora do quadro permanente da mesma instituição, tendo ministrado as seguintes disciplinas: Higiene Social, Higiene e Saneamento, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Microbiologia e Higiene dos Alimentos, Higiene e Saúde Pública, Fundamentos de Epidemiologia e Saúde Coletiva, Microbiologia dos Alimentos, Estágio Curricular II, Controle de Qualidade Microbiológico de Medicamentos, Cosméticos e Alimentos, Tópicos em Controle de Qualidade de Alimentos, Saúde Coletiva aplicada à Farmácia e Microbiologia e Controle de Qualidade de Alimentos. Atuou como professora nos cursos de Especialização oferecidos pela UNIFAL-MG: Farmácia Magistral e Atenção Farmacêutica. No presente, é professora do curso de Especialização de Microbiologia aplicada às Ciências da Saúde da UNIFAL-MG e do Programa de Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia de Alimentos, do IFSULDEMINAS – Campus Machado. Foi orientadora de vários projetos de pesquisa desenvolvidos em nível de graduação e pós-graduação, coordenadora de diversos projetos e atividades de extensão realizadas pela UNIFAL-MG. Orientou muitos acadêmicos em atividades ensino, pesquisa e extensão. Coordenou e colaborou em vários eventos científicos, de extensão e culturais promovidos pela UNIFAL-MG. Foi membro de diversas comissões permanentes e temporárias da UNIFAL-MG. Foi tutora do Grupo PET Farmácia da UNIFAL-MG (2009-2016) e membro do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET (2010–2016). Atuou como coordenadora de Extensão do Curso de Farmácia (2005 a 2015). Atualmente, é vice-coordenadora de Extensão, membro da Comissão de Estágio do Curso de Farmácia e do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Farmácia.

Informações: Secretaria da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG