FAISCA: festival de artes integradas movimenta a agenda cultural do Sul de Minas

Edição 2016 ofereceu mais de 40 espetáculos e cerca de 30 oficinas

"O que a(s)cende não cessa!". Esse foi o tema do Festival FAISCA deste ano, que em sua terceira edição, atendeu as cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha, no sul de Minas Gerais com 19 dias de atividades culturais no período de 01 a 24/09. Toda programação do festival foi gratuita e organizada de forma colaborativa entre representantes da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), agentes culturais, artistas e coletivos de cultura.

"O FAISCA mostra a viabilidade de interação de instituições e agentes culturais em torno de projetos culturais de artes integradas. É um modelo que pode contribuir de forma expressiva para a construção de uma perspectiva cultural realmente democrática", ressalta o produtor cultural Ivanei Salgado, coordenador do projeto.

Realizado desde 2014, a proposta do FAISCA é interagir vários setores da sociedade em um festival colaborativo. Com o tema deste ano, o projeto se posicionou em relação às inconstâncias da contemporaneidade, caracterizando uma manifestação contra tudo aquilo que reprime e desqualifica o fazer artístico.

"Os problemas enfrentados pelo setor cultural atualmente, incluindo o cancelamento de festivais renomados no estado de Minas Gerais, aponta para a necessidade de uma nova forma de fazer cultura. É preciso unir a apreciação da arte com interações socioculturais para que os projetos sejam multiplicadores. No âmbito universitário, é preciso incentivar o protagonismo dos estudantes como artistas e produtores culturais", explica o coordenador do FAISCA.

A equipe de produção do FAISCA é majoritariamente composta por estudantes universitários de cursos diversos e de agentes culturais das cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. Este ano, cerca de 40 pessoas atuaram na produção.

Para Mariana Jaimes, do curso de Ciências Sociais da UNIFAL-MG, o FAISCA é a oportunidade para o estudante universitário viver uma dimensão além da sala de aula, pois permite o contato direto com artistas, profissionais do setor criativo e com a comunidade externa da universidade. "Acredito que a formação acadêmica deve ir além dos muros da universidade e ter participado da construção deste festival contribuiu imensamente para minha formação, tanto pessoal quanto acadêmica", relata.

De acordo com o músico Bruno Maia, da banda Tuatha de Danann, foi revigorante participar do FAISCA em Varginha. "Fazia um bom tempo que não tocávamos em praça pública na cidade, pudemos curtir toda a diversidade que o festival oferece à comunidade. Uma realização multifacetada e multiplicadora".

Em 2016, o FAISCA ofereceu mais de 40 espetáculos entre música, teatro e dança, cerca de 30 oficinas temáticas, debates, intervenções e as exposições "Vestígios de Alma" da artista Vanessa CTReis, "Derivas Continentais" de Felipe Castro e Fernanda Flores, "Experimentos" do artista visual Filite e a exposição fotográfica colaborativa com mais de 50 fotógrafos amadores. Uma inovação neste ano foram as ocupações culturais em escolas públicas. Essa proposta ofereceu atividades culturais nas escolas Davi Campista, em Poços de Caldas e as escolas Padre José Grimminck e Abrão Adolfo Engel, em Alfenas.

O jornalista Márcio Sno, de São Paulo, ministrou a oficina "Brinquedos de Papel" na escola Adolpho Engel, no bairro rural Barranco Alto. Para ele, a experiência foi emocionante. "Creio que a organização do FAISCA acertou em cheio em escolher essa escola para a realização dessa atividade, pois eles não têm nada do tipo acontecendo naquela região e a nossa ida com essas novidades proporcionou momento único e muito representativo na vida daquelas crianças".

O FAISCA 2016 tem o incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais, patrocínio da Frutty Refrigerantes e SpeedLife Energético e apoio cultural o Braia Studio, Piso Projetos Sustentáveis, Cascafina Estamparia e Unopar Alfenas. O projeto é uma realização coletiva entre a UNIFAL-MG, Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE) e coletivos culturais das cidades de Poços de Caldas, Alfenas e Varginha, com apoio institucional da Prefeitura de Alfenas, Prefeitura de Poços de Caldas e Fundação Cultural de Varginha. A produção é colaborativa envolvendo estudantes e grupos culturais independentes.

Galerias de imagens:

Confira a cobertura fotográfica completa do festival no Facebook oficial do projeto: https://www.facebook.com/FAISCA.BR/.

Com informações: Ivanei Salgado, produtor cultural da UNIFAL-MG e coordenador do projeto FAISCA
Fotos: Assessoria de Comunicação Social e arquivo da organização do evento