Falando sobre Experiência do Usuário na Internet das Coisas

Versão para impressãoEnviar por email
Pesquisador da UNIFAL-MG participou de eventos sobre educação e tecnologia em Santa Rita

Em setembro, o professor Hélio Lemes do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas participou da terceira edição do Hackt Town, evento que envolve criatividade, educação, arte e tecnologia, realizado em quatro dias na cidade de Santa Rita do Sapucaí-MG, o chamado Vale da Eletrônica.

O pesquisador foi convidado pela terceira vez para ministrar o tema "Desafio da Interface na Internet das Coisas, ou UX em IoT - User Experience em Internet of Things".

"Talvez o maior desafio da IoT (Internet of Things – Internet das Coisas) seja como criar interfaces simples e com boa usabilidade em equipamentos com baixa capacidade computacional e com tamanho, espaço e superfícies limitados", explica o docente. De acordo com Prof. Hélio, uma solução pensada no passado e ainda não plenamente implementada são as redes de agentes inteligentes (smart agents networks), com processamento distribuído e que podem facilitar a comunicação entre o homem e os objetos que o cercam. "Agentes inteligentes podem ser componentes rústicos (como um Raspberry) de baixa exigência computacional, que podem formar redes inteligentes, capazes de, colaborativamente, solucionar complexos problemas humanos", detalha.

A palestra do pesquisador tratou da interação humano-computador, processamento distribuído, Internet das Coisas e do nosso futuro próximo, cercado de objetos inteligentes interconectados.

Na mesma semana, o professor foi convidado a participar de um debate promovido no Fab Lab do Inatel. O convite partiu do professor Joel Rodrigues, que é pesquisador sênior daquela instituição e atuou como curador do evento, que tem o nome de EduTec&Cria

"À medida que a urbanização mundial continua a crescer e a população total deverá dobrar até 2050, existe uma demanda crescente de ambientes inteligentes e sustentáveis que reduzam o impacto ambiental e ofereça aos cidadãos uma vida de alta qualidade", comenta. "Neste EduTec&Cria foi discutido sobre o que uma cidade inteligente deve reunir. Para isso, o debate contou com especialistas em tecnologia, governo e sociedade para discutir economia, mobilidade, meio ambiente, pessoas, vida e governança", completa.

Outro integrante do debate foi Mark Stevens, gerente de pré-vendas da Ericsson, para o segmento de verticais, com foco em Segurança Pública, Transportes, Concessionárias e Governo. Anteriormente a esse cargo, foi gerente de operações na divisão de serviços gerenciados em diversos países, com mais de 20 anos de experiência na área de telecomunicações.

O tema tratado pelo Prof. Hélio foi de políticas públicas feitas por cidadãos em busca de cidades mais inteligentes. "Esta foi a premissa para a apresentação que trouxe uma discussão sobre smart cities sob a perspectiva da governança e das pessoas, ao invés de focar apenas em tecnologia", esclareceu, acrescentando que o tema aborda como os cidadãos vão construir cidades mais inteligentes, quais regras precisam ser criadas para garantir direitos e obrigações dos governos municipais e das pessoas que vão conviver nas cidades em um futuro bem próximo, em que a tecnologia vai mediar diversas transações entre humanos.

Informações e fotos: Hélio Lemes Costa Jr., professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha