Farmácia Universitária promove campanha de prevenção ao câncer de pele

Ação social de conscientização envolveu estudantes do ensino médio em Alfenas

A Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG realizou no dia 01/12, uma ação social de conscientização para a prevenção do câncer de pele. A iniciativa integra a Campanha Nacional de Fotoeducação promovida pelo Fórum Nacional das Farmácias Universitárias (FNFU), com o tema “Orientações farmacêuticas na luta contra o câncer de pele”.

De acordo com Patrick Ricardo da Silva, farmacêutico responsável pela Farmácia Universitária da UNIFAL-MG, entre as atividades propostas foram promovidas palestras para os alunos do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Judith Vianna de Alfenas, com a finalidade de informar sobre os riscos de exposição ao sol. “Os alunos receberam informações sobre os cuidados com a pele, tipos de radiação solar, fotoproteção e queimaduras solares e câncer de pele”, relata.

A Campanha Nacional de Fotoeducação é um projeto de extensão, coordenado pelo Fórum Nacional de Farmácias Universitárias, formado por representantes de 70 Cursos de Farmácia de Instituições de Ensino Superior do Brasil, que teve início em 2012, na cidade de Goiânia - GO.

O objetivo é educa, utilizando imagens, a fim de prevenir o aumento da incidência do câncer de pele, por meio da conscientização de pacientes, comunidade universitária e público em geral, quanto ao uso correto de protetores solares e cuidados da pele.

Conforme informações do Fórum Nacional, além de alertar a população em relação aos perigos da exposição ao sol, a campanha também tem como objetivo permitir que os alunos do curso de Farmácia possam ter um contato mais próximo com a população, o que é fundamental para o processo de formação de um profissional efetivamente qualificado.

Com informações e fotos: Patrick Ricardo da Silva, farmacêutico responsável pela Farmácia Universitária da UNIFAL-MG