Festa Junina integra ESF-Santos Reis com grupo de práticas corporais em Alfenas

Versão para impressãoEnviar por email
Residência Multiprofissional apoiou a ação que estimulou o vínculo e socialização

O fisioterapeuta residente, Anderson Martins, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNIFAL-MG, coordenou uma festa junina da Estratégia de Saúde da Família (ESF) - Santos Reis, realizada na Casa da Cultura (antiga estação), no dia 14/07, com a participação de cerca de 150 pessoas. 

Anderson apoiou no planejamento, organização e execução desta ação, que contou com a ativa colaboração de toda a equipe da ESF - Santos Reis, dos participantes do grupo de práticas corporais e atividades físicas. O encontro também contou com a participação do grupo de cantores do coral "Ilda Fonseca", coordenado pela regente Maria Ester Rosa e apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

O evento foi promovido para integrar o grupo de práticas corporais e atividades físicas e a equipe de saúde com seus familiares que foram convidados, com o intuito de estimular o vínculo e socialização entre todos, proporcionando lazer por meio da dança de quadrilha e encantamento com as músicas juninas apresentadas pelo coral. Segundo  Anderson Martins, foi uma oportunidade de todos compreenderem o conceito de vínculo e trabalho em equipe. “O vínculo estabelecido entre o serviço de saúde e a população tornam a 'Atenção Primária da Estratégia de Saúde da Família', um modo de atenção à saúde, transformador do atual modelo de assistência”, comenta esclarecendo que a atenção primária elege como ponto central, o estabelecimento de vínculos e a criação de laços e compromissos e de co-responsabilidade entre os profissionais de saúde e a população nas ações realizadas. “O trabalho em equipe é fundamental para que qualquer tarefa seja realizada com determinação e dedicação, todos dentro da equipe são responsáveis pelo sucesso de uma tarefa bem feita”, enfatiza Anderson sobre o participação de todos os membros da equipe de saúde e o grande sucesso do evento realizado.

Segundo o residente, durante um mês, antes da data do evento, ocorreram ensaios para a dança de quadrilha do grupo, juntamente com os membros da equipe da ESF - Santos Reis. Houve reuniões com a equipe para a organização e divisão das tarefas e também com os participantes dos grupos que foram divididos em subgrupos para a preparação das comidas típicas, que foram feitas pelos próprios participantes e a equipe de saúde. Além disso, os participantes tiveram a surpresa da apresentação de músicas juninas pelo coral, que foi convidado por Anderson. 

“O resultado do evento foi positivo, uma vez que houve um trabalho realizado em equipe e o vínculo entre a população e a equipe foi aumentado. Durante o evento observou-se a alegria e satisfação dos membros da equipe, dos participantes do grupo e de seus familiares, que agradeceram e parabenizaram pelo momento de descontração, pela organização e oportunidade de participarem do evento”, afirmou.

Galeria de imagens

Informações e fotos: Anderson Martins, bolsista do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família