Fibra óptica interliga a rede da Unidade Educacional e do prédio A com a sede da UNIFAL-MG

O objetivo da implantação é melhorar a qualidade da velocidade de dados, otimizando a comunicação via internet
                                                                                                                   Reprodução/Internet

A UNIFAL-MG implantou recentemente, uma rede de fibra óptica que garantirá acesso de dados entre a sede, a Unidade Educacional do bairro Santa Clara e o prédio A, local onde funciona o Museu de Memória e Patrimônio da Universidade.

Com a instalação do cabeamento óptico, todas as unidades da Instituição em Alfenas passam a ser interligadas, ganhando nas transferências uma velocidade 10 vezes maior, do que a proporcionada pela conexão anterior, que era via rádio.

De acordo com o chefe da Seção de Eletrônica, Dados e Voz da UNIFAL-MG, o servidor Rogério Souza Bernardes, a utilização da fibra óptica já havia sido cogitada quando a Unidade Educacional do bairro Santa Clara foi implantada. “Devido à urgência da implementação de dados na Unidade, optou-se pela conexão via rádio, para não atrasar o processo de instalação que aconteceria no caso da fibra óptica”, esclarece.

Para construir a rede de cabeamento óptico, a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional - Proplan, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Institucional, reuniu toda documentação necessária a fim de obter autorização junto a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL. “A autorização foi realizada por meio do Termo de Acordo para Exploração do Serviço de Comunicação de Multimídia de Interesse Coletivo, assinado com a ANATEL, que concedeu o direito de uso privado de fibra óptica à Universidade, cuja conexão se dá ponto a ponto, sem intermediários”, explica a servidora Cristiane Moreira Mendes.

O trajeto do cabeamento percorre cerca de 170 postes entre a sede, o prédio A e a Unidade Educacional do bairro Santa Clara, totalizando aproximadamente 7 km de fibra.

Rogério explica que a instalação da fibra foi viabilizada com a autorização da ANATEL e também por meio da elaboração de um estudo da rota realizada por uma empresa terceirizada, que buscou encontrar o melhor trajeto para a passagem do cabeamento. Tal projeto passou pela avaliação da CEMIG, que concedeu à Universidade o direito de uso compartilhado dos postes. A partir de então, outra empresa especializada foi contratada para executar a obra de infraestrutura.

São 12 pares de fibra com até 1 Gb de velocidade cada um, possibilitando transferência de banco de dados e de voz, serviços de videoconferência, integração dos sistemas de informação com a sede, entre outros serviços de internet, em uma mídia que não sofre interferência eletromagnética na propagação como a conexão via rádio. “A instalação de internet com fibra óptica permitirá também, darmos mais um passo na instalação de um sistema de monitoramento em vídeo na Unidade Educacional”, revela o chefe da Seção de Eletrônica, Dados e Voz .