Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 24 de Janeiro de 2014 – Ano III – Nº 70

Curso de Medicina da UNIFAL-MG ganha repercussão na mídia

Procura pelo curso na Universidade foi destaque no jornal Estado de Minas

A grande procura do curso de Medicina da UNIFAL-MG, que será iniciado em fevereiro na sede em Alfenas, ganhou destaque no jornal Estado de Minas.

O caderno Gerais da edição do dia 17/01/2014, repercutiu a abrangência nacional do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que acirrou a concorrência pelas vagas nas instituições. A reportagem “A força do interior”, assinada pela repórter Junia Oliveira, mostra o aumento da quantidade de inscritos nas universidades do interior do estado, citando o curso de Medicina da UNIFAL-MG como o mais procurado de Minas. Foram 5.875 inscritos: 97 candidatos disputando uma das 60 vagas.

Leia a reportagem na íntegra

Jornal da EPTV faz reportagem sobre as matrículas do curso de Medicina da UNIFAL-MG

O curso é o primeiro da região a ser oferecido por uma universidade federal

Na segunda-feira, 20/01/2013, uma equipe da EPTV esteve na UNIFAL-MG para fazer uma reportagem sobre as matrículas dos aprovados pelo SiSU. Entre as universidades federais do Sul de Minas, a UNIFAL-MG será a primeira a dar início às aulas do curso de Medicina.

A repórter da emissora, Cláudia Mourão, conversou com calouros da Instituição e também com a pró-reitora de Graduação, Profa. Lana Ermelinda da Silva dos Santos, que comentou sobre o aumento de inscritos no processo seletivo da Universidade, a partir de 2010, quando a UNIFAL-MG aderiu ao SiSU.

Assista a reportagem:

Guia Dáder ganha tradução em português do Brasil feita por professores da UNIFAL-MG

Trata-se do manual de seguimento farmacoterápico

O Guia Dáder, manual que orienta os farmacêuticos e estudantes de Farmácia sobre como acompanhar o tratamento farmacológico de pacientes, ganhou uma versão em português do Brasil, realizada pelos professores Luciene Alves Moreira Marques e Ricardo Radighieri Rascado, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG.

Segundo a Profa. Luciene, o material é utilizado como referência em vários países. “Este método norteia não somente a atividade clínica do farmacêutico como também as pesquisas científicas realizadas na área de Atenção Farmacêutica”, explica.

O manual não possui versão impressa, somente versão digital. Os interessados podem encontrá-lo na página do Grupo de Pesquisa em Assistência Farmacêutica da UNIFAL-MG, no link: http://www.unifal-mg.edu.br/gpaf/.

Saiba mais detalhes

Solicitação de matrícula em disciplinas optativas passará a ser feita pelo Sistema Acadêmico

As optativas poderão ser solicitadas na mesma interface da Renovação de Matrículas

A partir do semestre 2014/1, a matrícula em disciplinas optativas pelos discentes também passa a ser feita pelo Sistema Acadêmico. Tais disciplinas (que no antigo Regulamento Geral de Cursos eram chamadas Optativas Livres) são definidas no atual Regulamento da UNIFAL-MG como “Blocos de conteúdos/atividades organizados por áreas, de cumprimento opcional, cuja execução tem como finalidade complementar a formação do discente.”

Até o semestre passado, a solicitação específica desta matrícula era feita em um sistema paralelo, uma vez que parte dos alunos ainda estava no antigo sistema acadêmico da Instituição, que não é integrado ao atual Sistema Acadêmico. “O fato de a matrícula ser feita em um sistema isolado gerava problemas, como alunos fazendo solicitações em duplicidade, com choque de horário, além de um grande esforço por parte da PROGRAD, DRGCA e professores para lançamento posterior dos dados no Sistema Acadêmico”, explica o analista de Tecnologia de Informação da UNIFAL-MG, Marcelo Penha Fernandes.

Conheça os benefícios da integração do sistema

Professor da Universidade integra Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica de Furnas

Clibson Alves dos Santos é o novo vice-presidente

No mês de dezembro, os novos conselheiros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno do Lago de Furnas (CBHFurnas) tomaram posse durante cerimônia realizada na Unifenas. Entre os membros da nova Diretoria, encontra-se o Prof. Clibson Alves dos Santos, docente do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno do Reservatório de Furnas compreende uma área de aproximadamente 16.507 km², composta por 48 municípios com uma população estimada de mais de 842 mil habitantes, abrangendo praticamente todo o reservatório da Usina Hidroelétrica de Furnas.

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.