Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 14 de Fevereiro de 2014 – Ano III – Nº 73

 

Segurança do Trabalho faz medição dos campos eletromagnéticos emitidos pelas antenas de celular da torre no campus de Varginha

Saiba quais foram os resultados da análise realizada pela equipe da UNIFAL-MG

 

            A equipe de Segurança do Trabalho da UNIFAL-MG realizou a medição dos campos eletromagnéticos emitidos pelas antenas instaladas na Estação Rádio-Base (torre de telefonia celular), localizada no Campus Avançado de Varginha.

            De acordo com os servidores da Instituição, Alexssandro Ramos da Cruz, engenheiro de Segurança do Trabalho, e Clério Sabino da Silva, técnico de Segurança do Trabalho, a existência da torre de telefonia celular no local sempre gerou indagações entre os servidores do campus sobre os possíveis riscos da radiação causados pelas antenas. “Em 2012, a então diretora da unidade, Profa. Tatiana Cardoso Teixeira, já havia demonstrado interesse em realizar medições dos campos eletromagnéticos emitidos pelas antenas, e no ano de 2013, quando o Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza assumiu a Diretoria, deu total apoio para que o trabalho fosse realizado”, conta Clério.

            Para auxiliar no trabalho que faz parte das ações do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, elaborado para a unidade, a Diretoria do campus viabilizou a vinda da pesquisadora e professora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurança do Trabalho (Fundacentro), Maria Cristina Campos, que é física nuclear e especialista em estudos que envolvem exposição ocupacional a radiações ionizante e não ionizante.

            Com o apoio da Profa. Maria Cristina, entre os meses de setembro e novembro de 2013, a equipe de Segurança do Trabalho da Universidade realizou a medição e análise dos resultados, utilizando como instrumentos, um medidor de campos eletromagnéticos (EMR-300) e uma estação total (Total Station) para localização e medições de distância e altura das antenas.

 

 

Veja os resultados

 

 

 

Expectativas de como o curso de Medicina da UNIFAL-MG beneficiará o Sul de Minas é tema de reportagem na EPTV

Em destaque: a proposta voltada para o contato com a comunidade desde os primeiros períodos

 

 

            Mais uma vez o Jornal da EPTV deu destaque ao curso de Medicina da UNIFAL-MG. Com o início das aulas do curso na segunda-feira, 10/02, uma equipe da emissora esteve na Universidade para conversar com os calouros e com a Profa. Evelise Soares, da Coordenação.

            O repórter Fernando Nardy citou o curso como sendo o primeiro do Sul de Minas a ser oferecido em universidade pública e ressaltou a proposta inovadora do projeto pedagógico, voltada para a prática profissional e para o contato com a comunidade desde os primeiros períodos.

            Na reportagem, também o secretário de saúde de Alfenas,  Kleuber Batista Rocha, fala sobre a importância da parceria entre a UNIFAL-MG e o município, cujo convênio prevê atividades práticas para os alunos nas unidades básicas de saúde.

 

 

Assista a reportagem

 

 

 

Jornal Estado de Minas destaca posicionamento do Prof. Thales Tréz sobre uso de animais

como cobaias

Leia a matéria divulgada no dia 27/01/2014, na editoria Ciência

 

 

 

            Na edição de 27/01/2014, o Jornal Estado de Minas voltou a falar sobre métodos alternativos para substituir pesquisa com animais.

            Na reportagem “Alternativas às cobaias vivas”, assinada por Juliana Cipriani para a editoria Ciência, o jornal deu destaque ao grupo de pesquisadores que desenvolve testes de medicamentos usando sistemas in vitro, peles reconstituídas, sistemas computadorizadas e até mesmo humanos.

            A matéria traz a opinião do professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG do campus de Poços de Caldas, Thales de Astrogildo e Tréz, que defende o teste com humanos, feito com consentimento esclarecido do voluntário e com um comitê de ética acompanhando todo o trabalho a ser desenvolvido. Segundo o pesquisador, do ponto de vista biológico, obter dados de outra espécie para usar na nossa é inconcebível.

 

 

 

 

 

Leia na íntegra

 

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.