Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 14 de Março de 2014 – Ano III – Nº 77

NO AR: o novo portal web da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG

Página permite maior visibilidade aos trabalhos da ASCOM e ampliação do acesso às noticias da Universidade

A Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) da UNIFAL-MG acaba de lançar sua nova página na internet.

Desenvolvida pela estagiária do curso de Ciência da Computação, Daniele de Almeida Dias, sob a supervisão da analista de TI, Eliara Maria Tavares, do Núcleo de Tecnologia de Informação da Instituição, a página reúne todas as notícias sobre as quais as chamadas são disponibilizadas no Portal da UNIFAL-MG.

Segundo a jornalista responsável pela unidade, Ana Carolina Araújo, o objetivo da homepage é não apenas dar visibilidade aos trabalhos que são realizados pela ASCOM, mas também facilitar o acesso do público às notícias da Universidade. “O que fizemos foi organizar nossa gama de informações, para ampliar o acesso da comunidade universitária e população em geral, às notícias da UNIFAL-MG”, destaca.

Além de notícias, o portal reúne todos os números do Boletim Em dia com a UNIFAL-MG, uma Galeria com imagens das notícias separadas por evento, Notas Oficiais e um Guia de Orientações sobre os serviços oferecidos pela unidade.

Entre as novidades, estão os formulários para solicitações de divulgação de informações e de cobertura de eventos. “A partir de agora, a comunidade terá mais uma opção além do e-mail e telefone da Assessoria, para solicitar nossos serviços”, comenta a jornalista, ressaltando a praticidade do canal.

Quem acessar a página ficará por dentro também das notícias que são divulgadas sobre a UNIFAL-MG nos veículos da mídia impressa, do rádio, da TV e da web; e ainda, contar com o Material de Apoio, seção onde a equipe disponibilizou os logotipos da Universidade para download e modelos padronizados de documentos como memorandos e ofícios.

Um canal eficiente e atrativo

A página levou aproximadamente seis meses para ficar pronta. Neste período, a equipe de desenvolvimento realizou inúmeras reuniões para conseguir adaptar as funcionalidades requisitadas pelo setor, à interface do sistema de gerenciamento de conteúdo Drupal.

Para a estagiária que abraçou a ideia de transformar a página em um canal eficiente e atrativo foi um desafio. “Apesar de já conhecer o Drupal, ainda não havia trabalhado com ele. No início, não foi simples, mas logo pude me familiarizar com essa ferramenta e concluir que ela facilita, e muito, o desenvolvimento e a manutenção de websites”, afirma Daniele.

De acordo com ela, o trabalho com a ferramenta proporcionou a possibilidade de conhecer na prática, a teoria aprendida em sala de aula. “Pude colocar em prática vários conceitos aprendidos durante minha graduação, principalmente aqueles apresentados nas disciplinas que abordam o desenvolvimento de software, como o levantamento de requisitos, especificação do sistema, implementação e teste”, explica.

Comentando sobre a experiência do estágio na ASCOM, Daniele ressalta que a convivência com pessoas fora do seu meio de atuação, foi algo positivo durante o estágio. “Além de aprender a conciliar o tempo dedicado ao estágio, aos estudos e às aulas, ganhei experiência profissional, que me acompanhará sempre. Espero que gostem do resultado e que ele reflita toda a minha dedicação e empenho”, declara.

A ASCOM também contou com a contribuição do estagiário da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/NTI, Talysson Oliveira Cassiano, do curso de Ciência da Computação, na criação do topo da página. Talysson foi o responsável por desenvolver a identidade visual da Assessoria de Comunicação Social, que agora passa a ter uma marca. “Pensamos em um formato bem simples, mas que pudesse identificar de forma suave e agradável, o conceito da comunicação entre a Universidade e o público”, esclarece Ana Carolina.

Satisfeita com o resultado, a jornalista manifestou reconhecimento ao trabalho dos envolvidos. “Em nome da equipe da ASCOM, deixo um especial agradecimento pela dedicação e criatividade dos estagiários, Daniele e Talysson; e também pelas sugestões constantes da analista de TI, Eliara, que nos acompanhou nessa jornada. Foi muito gratificante perceber o quanto a comunicação e a tecnologia juntas têm a oferecer, quando o objetivo é promover a informação”, conclui.

Confira o novo portal: www.unifal-mg.edu.br/comunicacao.

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.