FORIPES ganha espaço na Cidade Administrativa

Governo de Minas inaugurou sala para as instituições públicas de ensino superior

O reitor da Universidade Federal de Alfenas, professor Paulo Márcio de Faria e Silva, esteve reunido com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Narcio Rodrigues, e outros dirigentes de instituições públicas de ensino superior de Minas nessa quarta-feira, 07/03/2012, em Belo Horizonte, para discutir a internacionalização do ensino superior e inaugurar o espaço destinado pelo Governo de Minas ao Fórum dos Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (FORIPES).

O professor Paulo Márcio de Faria, eleito pela segunda vez presidente do FORIPES, expressou gratidão pelo espaço concedido e reforçou o quanto a presença do Fórum na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves na capital, irá contribuir para a consolidação do Foripes e, consequentemente, para o desenvolvimento das universidades do estado.

Na oportunidade, o secretário Narcio Rodrigues ressaltou a importância da existência do Fórum e também do espaço dentro da sede do governo para solidificar a qualidade do ensino superior de Minas. “Estamos vivendo um momento de reestruturação do papel das universidades estaduais, e esta integração é importante para que as instituições estejam em sintonia com os vários projetos da Sectes”, completou.

O espaço, que irá articular e ampliar as ações já existentes entre as 14 instituições de ensino superior público do estado, foi criado também com a finalidade de aproximar ainda mais as universidades e seus reitores do Governo de Minas, de forma a facilitar o encaminhamento de processos administrativos.

No evento, também foi debatida a necessidade de internacionalização da educação superior através do programa “Ciência sem Fronteiras”. Os representantes das instituições públicas presentes, assistiram a apresentação do “Group of Eight” que prevê o consórcio das melhores universidades da Austrália com Minas Gerais.

O FORIPES

Constituído em 2003, o Fórum dos Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais é composto por 14 instituições de superior público do Estado, sendo 11 universidades federais, 2 universidades estaduais e 1 centro federal:

1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);

2. Universidade Federal de Uberlândia (UFU);

3. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM);

4. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM);

5. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG);

6. Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI);

7. Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ);

8. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);

9. Universidade Federal de Lavras (UFLA);

10. Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP);

11. Universidade Federal de Viçosa (UFV);

12. Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG);

13. Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes);

14. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet – MG).

O objetivo do fórum é atuar de forma conjunta para aprimorar as ações de cooperação entre as universidades, promovendo mais qualidade no ensino superior público.

por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social