Formandos do campus Varginha da UNIFAL-MG colam grau no Teatro Capitólio

Cerimônia foi prestigiada por amigos e familiares dos graduandos

“É com alegria e satisfação que a Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, instituição que neste mês completou 103 anos de experiência educacional transformando o saber em bons serviços à sociedade, através de seus 33 cursos de graduação, vários cursos de pós-graduação em nível de especialização e cursos de mestrado e doutorado, preparou esta solenidade”, disse o professor Hélio Lemes Costa Júnior, que conduziu a cerimônia de colação de grau dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Administração Pública, Ciências Atuariais e Ciências Econômicas do campus Varginha, organizada pelo Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico da Universidade, no dia 07/04.

A cerimônia aconteceu no Teatro Capitólio, local que reuniu familiares e amigos dos graduandos. “O Campus Avançado de Varginha acolhe os formandos, seus familiares e amigos, aqui presentes, para juntos celebrarem mais essa conquista de suas vidas, a tão almejada formatura”, proferiu as boas-vindas, Prof. Hélio.

O momento foi presidido pelo reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, que dividiu a mesa de honra com o diretor do campus, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza; o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Prof. Manoel Vitor de Souza Veloso; a coordenadora do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Profa. Gislene Araújo Pereira; o coordenador do curso de Administração Pública, Prof. Adílio Renê Almeida Miranda; o coordenador do curso de Ciências Atuariais, Prof. Reinaldo Antônio Gomes Marques, e a coordenadora do curso de Ciências Econômicas, Profa. Alinne Alvim Franchini.

Participaram também da mesa na solenidade, o paraninfo da turma do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Prof. Leandro Rivelli Teixeira Nogueira; a paraninfa da turma de Administração Pública, Profa. Ana Carolina Guerra; o paraninfo da turma de Ciências Atuariais, Prof. Leonardo Henrique Costa, e o paraninfo da turma de Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria, Prof. Michel Deliberali Marson.

O patrono da turma do Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Economia foi o professor Felipe Roberto Bueno. O professor Dimitri Augusto da Cunha Toledo foi o patrono da turma de Administração Pública. A turma do curso de Ciências Atuariais escolheu o professor Leandro Ferreira como patrono, e a turma de Ciências Atuariais com ênfase em Controladoria escolheu o professor Marçal Serafim Cândido.

As homenagens foram feitas para: a professora Débora Juliene Pereira Lima (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia); o professor Luiz Antônio Staub Mafra  (Administração Pública); o professor Gabriel Rodrigues Gomes Pessanha (Ciências Atuariais); o colaborador terceirizado Devanir Roberto da Silva (Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Economia) e a técnica Michele Nazaret de Almeida (Administração Pública, Ciências Atuariais e Ciências Econômicas).

Em seu discurso, a formanda Josiane Correia de Souza Carvalho, que foi a oradora da turma de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, destacou sua responsabilidade em falar em nome dos colegas. “Que grande a minha responsabilidade aqui hoje, sinto-me grata e honrada por ter a difícil e tão gratificante missão de expressar um pouco em palavras o turbilhão de sentimentos que invade a cada um dos formandos presentes, após a conclusão deste importante ciclo”, disse.

Dirigindo-se aos bacharéis, ressaltou: “Formandos, sei que para alguns, o dia de hoje é parte da caminhada a percorrer na UNIFAL-MG, mas sei também que têm aqueles que encerram o ciclo aqui. Os rumos daqui em diante são diversos, mas quero que, independente do seu plano para o futuro, retorne por alguns instantes em suas memórias ao primeiro dia de aula, chegando na universidade, bem perdidos, com tantos sonhos e medos... e hoje, ao olharmos para nós, vemos como estamos mais maduros e com toda certeza mais fortes, vencemos muitos desafios que apareceram, e sim, é um dia para se ter orgulho de onde estamos por tudo que passamos”.

Após os pronunciamentos e do juramento solene, o formando Vitor Pereira de Souza, posicionou-se na frente do palco, representando os colegas, para que o reitor pudesse conceder a outorga de grau, momento em que colocou o capelo no formando, gesto que foi acompanhado pelos demais formandos. “Eu, Paulo Márcio de Faria e Silva, na qualidade de reitor da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, de acordo com a legislação e o que dispõe o Estatuto e o Regimento Geral desta Universidade, vos confiro o grau de Bacharéis e Bacharelas Interdisciplinares em Ciência e Economia, Bacharéis e Bacharelas em Administração Pública, Bacharéis e Bacharelas em Ciências Atuariais, Bacharéis e Bacharelas em Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria para que possais gozar dos direitos e prerrogativas que vos são assegurados pelas Leis da República”, conferiu grau, o reitor.

Ao final da cerimônia, os novos profissionais fizeram a entrega das homenagens.

Fotos gentilmente cedidas por Marcelle Franco | Fotografia