Gestores de Planejamento e de Administração das IFES se reúnem em Amapá

Saiba como foi a terceira reunião de 2016 do Fórum Nacional de Pró-Reitores

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) sediou, entre os dias 24 e 26/08, a terceira reunião de 2016 do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), do qual, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, Prof. Tomás Dias Sant’Ana é coordenador nacional.

Na abertura do encontro, que aconteceu no auditório Santana do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá-AP, o Prof. Tomás destacou a importância das reuniões do Forplad como espaços para interação entre os gestores das áreas. "São discutidos temas necessários para o desenvolvimento das áreas de Administração e de Planejamento. Teremos aqui, por exemplo, um painel de gestão de riscos, tema que está sendo amplamente difundido e cobrado pelos órgãos de controle. Por outro lado, temos demandas que são relacionadas ao orçamento, então o Forplad discute quais são as propostas que o governo tem para nós e de que forma nós vamos nos posicionar em relação a isso", enfatizou.

A vice-reitora da Unifap, Profa. Adelma Barros-Mendes, também participou da solenidade de abertura do evento. Em seu discurso, afirmou que é uma honra sediar a reunião, especialmente pelo encontro propiciar a discussão de temas importantes para a gestão das universidades públicas brasileiras. "Não restam mais dúvidas de que vivemos um novo paradigma na administração pública. No lugar da engrenagem burocrática, rançosa, lenta, inalterável por longos e longos anos, se impõe hoje o paradigma da governança, cujas premissas centrais são a accountability e a transparência, e é neste sentido que as entidades públicas precisam ser regidas: pela supremacia do interesse público, da responsabilidade social e pela obrigação da prestação de um serviço público no sentido mais amplo do termo, tratando a todos de forma igualitária e primando sempre pela qualidade e pela eficiência", ressaltou.

O primeiro dia da reunião contou também com relatos das atividades e ações da Regional Norte do Fórum, da Comissão de Modelos e também da Coordenação Nacional. Uma apresentação cultural de marabaixo marcou o encerramento do primeiro dia de encontro.

Nos dias 25 e 26, foram realizados painéis com temáticas voltadas para boas práticas de gestão, governança e gestão de riscos, implantação do Sistema Eletrônico de Informações e do Modelo de referência para elaboração do Plano Institucional de Desenvolvimento (ForPDI), cuja apresentação foi realizada pelos participantes Prof. Paulo Henrique de Souza Bermejo (UnB) e Prof. Caetano Carlos Bonchristiani (UNILA).

Com informações e fotos: Universidade Federal do Amapá (Unifap)