Pró-reitores de Planejamento e Administração se reúnem em Aracaju-SE

Versão para impressãoEnviar por email
Sob a coordenação do pró-reitor da UNIFAL-MG, Forplad promove intercâmbio entre as IFES

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) sediou o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), de 18 a 20/03 em Aracaju.

O Forplad, que atualmente conta com o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, Prof. Tomás Dias Sant’Ana, como coordenador nacional, tem por finalidade estudar e propor soluções para as demandas das Instituições Federais de Ensino Superior, promovendo o intercâmbio de conhecimento entre elas.

De acordo com o Prof. Tomás, compartilhar boas práticas será uma das principais propostas do fórum para 2015. “A atuação do FORPLAD para este ano será focada no compartilhamento de boas práticas das IFES para a redução de gastos no serviço público”, comenta. O coordenador nacional acredita que dividir as experiências bem sucedidas das instituições contribui para que as demais IFES tenham êxito na implantação de projetos voltados para a redução dos custos.

Durante o evento em Aracaju, o reitor da UFS, Angelo Antoniolli, ressaltou: “É de extrema importância que os pró-reitores de Planejamento e de Administração dediquem estes dias a avaliar a efetividade das suas ações como gestores. O debate em grupo sobre a eficácia administrativa amplia a compreensão sobre o sistema como um todo e quem ganha com isso é a educação pública brasileira”.

Na oportunidade, o coordenador local da reunião do Forplad, o pró-reitor de Planejamento da UFS, Rosalvo Ferreira, também destacou a importância do Fórum para aproximar as instituições e uniformizar o acesso às informações. “Não é pretensão do Fórum apenas avaliar o desempenho das instituições individualmente, mas propor soluções a problemas comuns a todas elas. Sediar este evento faz da UFS uma referência neste momento”, comentou. 

Para este ano estão previstas mais três reuniões do Forplad. Os eventos estão confirmados nas cidades de Goiânia-GO e Barreiras-BA. A quarta e última reunião do ano acontecerá na região Sudeste, mas o local ainda será definido nos próximos encontros. 

Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Reitoria da UFS