UNIFAL-MG é representada em Fórum Nacional sobre Plano de Cargos de TAE's

Marcaram presença: o reitor Prof. Paulo Márcio de Faria e o servidor Sérgio Borges

A 8ª edição do Fórum Nacional de Comissões Internas de Supervisão (FNCIS), evento que reuniu as comissões responsáveis pelo acompanhamento, auxílio, fiscalização e avaliação da implementação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) em Vitória-ES, no dia 10/09, contou com representantes da UNIFAL-MG, nas pessoas do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva e do servidor, Sérgio Andrade Borges, coordenador da Comissão Interna de Supervisão.

Na oportunidade, como presidente da Comissão de Política de Recursos Humanos - CPRH, Prof. Paulo Márcio também representou a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - Andifes.

De acordo com o servidor Sérgio Borges, a participação do reitor da UNIFAL-MG no evento foi um dos destaques, visto que em outros fóruns não houve a participação efetiva da ANDIFES nas mesas de debate. "Muitas questões foram levantadas, discutidas e foram levadas em deliberação da plenária. Houve uma exposição das situações atuais do acompanhamento das CIS nas IFES de todo Brasil e o que se vê é que falta uma organização e uma uniformidade de ações as quais são cobradas pelos TAE's", comentou o técnico-administrativo da Universidade.

O servidor conta que os participantes manifestaram solicitando no sentido de pedir que a Andifes interceda junto aos órgãos superiores do MEC em favor de uma revisão no PCCTAE (Lei nº 11.091 de 12/01/2005). "Muitas são as alterações sugeridas e na finalização do encontro, foi constituída a 'Carta de Vitória' que será entregue aos dirigentes de CIS, para divulgação nas suas IFE's e para ser entregue aos reitores, membros da CNS, FASUBRA, SINASEFE, negociadores do MEC e do MPOG", disse. A carta serve de parâmetro para a pauta de negociações. - a organização do encontro tem trinta dias para divulgá-la.

O tema desta edição foi “Atuação da CIS: fortalecimento e possibilidades”. Esta é a primeira vez que o Fórum não é realizado em uma universidade e tem como sede um campus da Rede Federal de Educação Básica, Profissional e Tecnológica: o IFES do Espírito Santo é o primeiro Instituto Federal a sediar o evento. A proposta do FNCIS é debater a atuação e autonomia da CIS nas instituições, perspectivas e possibilidades do PCCTAE, o Plano Nacional de Qualificação, democratização, racionalização e dimensionamento, reposicionamento de aposentados e terceirização. "As ausências sentidas foram do CONIF e MEC, que mesmo convidados, não compareceram, a exemplo dos outros fóruns", ressaltou Sérgio.

Finalidade da CIS

As Comissões Internas de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS), previstas pela Lei 11.091/2005, são compostas por servidores integrantes do PCCTAE e têm a finalidade de acompanhar, auxiliar, fiscalizar e avaliar a sua implementação no âmbito da respectiva instituição e propor à Comissão Nacional de Supervisão as alterações necessárias para seu aprimoramento.

Informações e fotos: Sérgio Andrade Borges, coordenador da CIS/PCCTAE - UNIFAL-MG