Fórum de combate ao uso de agrotóxicos realiza intervenções em escola pública

Versão para impressãoEnviar por email
Projeto de extensão também participou do Festival de Cultura Campesina em Campo do Meio

A semana de 17 a 22/10 foi de muito trabalho, formação e luta para os estudantes e professores colaboradores do projeto de extensão "Fórum de combate ao uso de agrotóxicos".

Nos dias 17 e 18/10, o projeto realizou, em parceria com professores de Biologia e Geografia da Escola Estadual Dr. Napoleão Salles, intervenções educativas, apresentando e discutindo o vídeodocumentário "O veneno está na mesa I".

O vídeo foi discutido com um aporte de material didático elaborado pelos colaboradores do projeto a fim de sensibilizar os estudantes daquela escola, chamando a atenção para os riscos que o uso de agrotóxicos pode trazer à saúde e ao meio ambiente. 

Já no dia 19/10, o projeto realizou com os mesmos estudantes da escola citada, na Unidade Educacional Santa Clara, discussão sobre as alternativas ao modelo destrutivo do agronegócio, apresentando a agroecologia por meio do vídeodocumentário "O veneno está na mesa II".

Além da discussão sobre o vídeo, os estudantes puderam conhecer, na prática, as experiências da Horta Comunitária e as possibilidades reais de se produzir alimentos de qualidade, livres de agrotóxicos, promovendo a saúde humana e respeitando a natureza.

O Fórum também desenvolveu, a convite do MST – parceiro do projeto – intervenções numa das "tendas de saber popular", durante o 1º Festival de Cultura Campesina do Sul de Minas, realizado nos dias 22 e 23/10 em Campo do Meio.

"Foi uma oportunidade de dialogar diretamente com os camponeses e produtores rurais da região sobre os riscos que o uso de agrotóxicos pode trazer para a saúde de produtores e consumidores, bem como para o meio ambiente, sua fauna e sua flora. O festival também foi uma oportunidade de encontro entre o campo e a cidade, demonstrando a importância da luta pela Reforma Agrária na região para a produção de alimentos de qualidade, livres dos agrotóxicos" , destacou Prof. Adriano Pereira Santos, coordenador do projeto. 

Galeria de imagens

Com informações e fotos: Adriano Pereira Santos, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG