Fórum Estadual de Cultura é realizado na UNIFAL-MG

Participantes discutiram projeto de lei que estabelece Plano Estadual de Cultura

A Universidade recebeu nesta segunda-feira, 18/04, o 8º encontro do Fórum Técnico do Plano Estadual de Cultura, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com entidades e órgãos públicos.

Com o objetivo de ampliar a participação da sociedade na discussão do Projeto de Lei (PL) 2.805/15, que estabelece o Plano Estadual de Cultura, definindo diretrizes, metas e estratégias para a área durante os próximos dez anos, o evento, que contou com o apoio da Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG, reuniu representantes de 20 cidades do Sul e Sudoeste mineiro no auditório Dr. João Leão de Faria.

A vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo, compôs a mesa de honra com representantes da área em Minas, como o deputado João Bosco, que preside a Comissão de Cultura da ALMG; o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo. Participaram também da abertura, líderes locais, como o prefeito, Maurílio Peloso, e o secretário municipal de educação e cultura, Ednilson Francisco Neto.

Durante o encontro, foram destacadas algumas das expressões artísticas que compõem o perfil cultural da cidade e região, como o bailado das congadas, o folclore das folias de reis, os desfiles de carros de boi, as cavalgadas, as festas religiosas e o carnaval de marchinhas, oficinas de teatro para adultos e crianças, além de um conservatório de música.

O momento foi considerado histórico pelo deputado Bosco. “Antes dos fóruns, só se discutia a cultura na Capital mineira. Esses municípios (do interior) nunca foram ouvidos ou tiveram a oportunidade de participar de forma efetiva das políticas públicas do setor. É comum vermos os grupos que fazem cultura com o pires na mão, pedindo ajuda e patrocínio”, disse. O parlamentar ainda destacou a importância de se fazer uma política pública de cultura de Estado e não de governo e, nesse sentido, destacou a relevância não apenas do PL 2.805/15, mas também do projeto que está sendo preparado e que tratará da mudança da Lei de Incentivo à Cultura.

O deputado Cássio Soares lembrou que a região conta com grandes grupos folclóricos e culturais e, por isso, necessita de apoio, patrocínio e investimentos na área. O deputado Emidinho Madeira destacou os eventos regionais e conclamou a sociedade a participar.

O chefe de representação regional de Minas Gerais do Ministério da Cultura, Guilardo Veloso, enalteceu o conjunto arquitetônico e a beleza da praça da matriz de Alfenas, na Avenida Getúlio Vargas. “Muito mais que uma praça com prédios, é uma praça com vida”, destacou. Ele defendeu a preservação do conjunto e considerou que é preciso olhar para aquele espaço com muita atenção. O valor da paisagem cultural representada pela praça da Matriz também foi reforçado pelo secretário Angelo Oswaldo.

Após a abertura, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir as propostas do Executivo contidas no PL 2.805/15 – e reorganizadas pela ALMG – para os temas Garantia de direitos culturais, Sistema Estadual de Cultura e Sistema de financiamento à cultura. Nesses grupos, os inscritos sugeriram alterações nas propostas e apresentaram novas sugestões. Foram eleitos ainda, delegados para representar o Sul e Sudoeste de Minas na etapa final do fórum, marcada para 08, 09 e 10/06, na ALMG.

Com informações: Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)