Fórum debate dificuldades e perspectivas na Rede de Atenção Psicossocial

Evento foi promovido pelo PET Redes nesta quarta-feira, 24/09, na Universidade

Na tarde desta quarta-feira, 24/09, a UNIFAL-MG sediou o 1º Fórum de Rede de Atenção Psicossocial.

Promovido pelo grupo PET Redes de Atenção Psicossocial da Escola de Enfermagem, o evento teve por finalidade apresentar o resultado do trabalho realizado pelos grupos focais no primeiro semestre de 2014 junto aos Programas de Saúde da Família de Alfenas.

De acordo com a coordenadora do evento, Profa. Sueli de Carvalho Vilela, a ideia do fórum foi promover uma “devolutiva” do que foi levantado pelos grupos com a participação dos funcionários da Rede, visando refletir sobre os problemas e as possíveis soluções sugeridas para o melhor funcionamento da mesma em Alfenas. “Nós vamos tentar estabelecer a política de saúde mental em cima do que foi apontado como interessante e prioritário por vocês”, explicou Profa. Sueli durante a abertura.

Entender o que era a Rede de Atenção Psicossocial foi uma das necessidades percebidas pelos grupos focais. Para elucidar o tema, a coordenadora convidou duas alunas da Escola de Enfermagem para explicar o conceito da Rede, a legislação e esclarecer dúvidas sobre as teorias e funcionamento. Dessa forma, as alunas do 6º período do curso de Enfermagem, Aline Brigagão de Moura e Arielle Caroline da Silva Paula, apresentaram como uma Rede é constituída.

O evento contou também com a presença do diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unifenas, Prof. Rogério Ramos do Prado, que na ocasião representou o Conselho Municipal de Saúde, e do coordenador de Atenção Primária de Alfenas, Maurício Durval de Sá.