Imagens que despertam a consciência para a preservação ambiental

Versão para impressãoEnviar por email
Confira reportagem sobre as fotografias artísticas do professor Ferrarezi

A obra fotográfica do professor Celso Ferrarezi, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, foi tema de reportagem da TV Sul, emissora educativa da cidade de Guaxupé-MG.

Especializado em fotografias de natureza, o professor compartilhou um pouco de sua história, relatando como se interessou pela fotografia e a importância dos registros da natureza para despertar a consciência da preservação ambiental. “Uma das funções da fotografia de natureza é mostrar como o todo da natureza é bonito, e quanto mais belas as fotos forem e mais essas fotos forem conhecidas pelas pessoas, mais essas pessoas terão disposição de preservar e de ajudar na preservação desses biomas e dessas espécies”, afirma o professor na reportagem.

As fotos artísticas do docente, em sua maioria, de animais e pássaros, são utilizadas em enciclopédias, livros didáticos, revistas e obras literárias. Conforme o autor, algumas delas também são comercializadas para financiar os equipamentos exigidos para as técnicas de fotografia em biomas.

O professor cede os direitos autorais de algumas imagens  para um hospital dos Estados Unidos, que usa as fotos para produzir cartões com mensagens de apoio e esperança para presentear os pacientes.

Vale lembrar que a obra do professor Ferrarezi já esteve em exposição na Universidade, durante a Mostra "Artes em Cena", organizada pelo Grupo PET-Letras, em 2013. O professor também foi homenageado pela multinacional do setor de fotografia e tecnologia Fujifilm Co., sendo o terceiro brasileiro a ganhar a oportunidade de exibir suas imagens na galeria especial na fanpage corporativa da marca no Facebook.

Confira a reportagem da TV Sul, que foi ao ar no dia 30/03:

Veja algumas fotografias de autoria do professor