Fujifilm homenageia obra fotográfica do Prof. Ferrarezi (ICHL)

Empresa disponibilizou fotografias do docente em galeria especial no Facebook

A Fujifilm Co., gigante multinacional do setor de fotografia e tecnologia, através de sua filial brasileira, homenageou esta semana a obra fotográfica do Prof. Celso Ferrarezi Junior, do Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL da UNIFAL-MG que, além de suas atividades como docente-pesquisador e escritor, atua como fotógrafo especializado em fotografia de Natureza.]

A empresa tem por hábito homenagear e divulgar as obras de fotógrafos que utilizam suas câmeras profissionais (linha X) e que conseguem resultados expressivos em todo o mundo, passando a ser denominados por ela como X-Photographers. O Dr. Ferrarezi é o terceiro brasileiro homenageado pela empresa, sendo o primeiro dedicado à fotografia de Natureza (os demais foram Marcelo Buainain e Mário Velloso).

A homenagem se concretiza pela criação de uma galeria especial na fanpage corporativa da marca no Facebook (https://www.facebook.com/FujifilmBrasil?fref=ts), que recebeu 15 fotos iniciais e será atualizada com novas imagens a cada mês, por 4 meses. Se você acessa o Facebook, pode visitar a página e curtir o material.

“A fotografia de Natureza tem sido costumeiramente encarada como uma forma de registro apenas”, comenta o professor. “Porém, um trabalho estético apurado pode elevar a qualidade das fotografias a um patamar que excede o de simples registro, tornando-as, ao mesmo tempo, informativas e esteticamente muito agradáveis. Uma coisa é fotografar algo bonito, como um belo pássaro, por exemplo. Outra coisa bem diferente é fazer uma linda foto de algo. No primeiro caso, há apenas registro; no segundo, excede-se o registro. É isto que busco incessantemente em meu trabalho. Além do cuidado estético, não aprovo a manipulação incisiva de fotografias de Natureza em programas de edição (do tipo Photoshop), como a criação de montagens e falseamentos. Isso é muito útil em outras áreas, mas, na fotografia de Natureza, acho impróprio. Assim, minhas fotos são 'fotos à moda antiga'”, diverte-se.

Perguntado sobre sua atuação como fotógrafo, o professor informou: “Em uma sociedade de informação como a nossa, a imagem, especialmente a imagem fotográfica, é um dos produtos culturais mais influentes e valiosos. O trabalho de fotografar é um trabalho autoral, como escrever um livro. Assim, ao comercializar minhas imagens por meio de uma agência regular (no meu caso, a Isusu Imagens, de São Paulo), sobre elas recebo direitos autorais, exatamente como se escrevesse um livro e o publicasse. A atuação autoral e de criação intelectual é muito propícia para um professor universitário e plenamente prevista, em relação aos docentes DE, na Lei 12.772/12. Além disso, a atuação como fotógrafo se dá no período de férias, quando posso viajar em busca de temas relevantes, e em finais de semana, o que não afeta as obrigações para com a Universidade.”

Abaixo, uma das fotografias do Prof. Ferrarezi expostas pela Fujifilm. Trata-se de um beija-flor Amazilia lactea fotografado aqui em Alfenas à luz do pôr do sol.

Informações: Celso Ferrarezi Junior, professor do ICHL da UNIFAL-MG