Genética Humana unindo UNIFAL-MG e UNESP por meio de convênio interinstitucional

Versão para impressãoEnviar por email
Primeiro trabalho em parceria entre as universidades será realizado na APAE Alfenas
Prof. Angel Mauricio Castro Gamer (coordenador do Laboratório de Genética Humana da UNIFAL-MG), Prof. Danilo Moretti-Ferreira (geneticista do Serviço de Aconselhamento Genético da UNESP-Botucatu), Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva (reitor da UNIFAL-MG) e Anna Rosa Silveira (enfermeira da APAE)

Durante a realização do 1º Simpósio de Genética Humana da UNIFAL-MG, que ocorreu nos dias 18 e 19/05 na Instituição, o professor Danilo Moretti-Ferreira, geneticista responsável pelo Serviço de Aconselhamento Genético do Instituto de Biociências da UNESP-Botucatu (SAG-UNESP), que participou do evento, também se reuniu com o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, para celebrar convênio entre as duas universidades. Na oportunidade, também esteve presente, a enfermeira da APAE de Alfenas, Anna Rosa Silveira, representando a entidade que integrará o primeiro trabalho a ser realizado pelas instituições parceiras.

O convênio estabelece um programa de cooperação acadêmica que permitirá realização de estudos e pesquisas, consultorias, conferências, publicações, realização de cursos, treinamentos, estágios, entre outros, pelos próximos cinco anos, em prol do desenvolvimento acadêmico-científico de ambas as instituições.

A parceria foi possível devido às ações desenvolvidas entre o Setor de Genética Humana da UNIFAL-MG e o Serviço de Aconselhamento Genético do Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu, que elaboraram o projeto de pesquisa intitulado: “Estudo genético-clínico-laboratorial de portadores de deficiência intelectual institucionalizados na APAE de Alfenas-MG”.

Conforme explica o professor Angel Mauricio Castro Gamero, pesquisador responsável da proposta e coordenador do Laboratório de Genética Humana da Universidade, o projeto conta com a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição para sua execução e com a participação de diversos docentes da UNIFAL-MG, junto ao professor Danilo Moretti-Ferreira da UNESP-Botucatu (SAG-UNESP).

“O SAG-UNESP é um centro de referência nacional na área do aconselhamento e diagnóstico genético, desenvolvendo ações para o auxílio aos portadores de anomalias genéticas e seus familiares desde o ano de 1967”, explica Prof. Mauricio.

De acordo com o pesquisador, o SAG-UNESP oferece serviços que englobam o suporte ao diagnóstico (com exames laboratoriais), prognósticos, recomendações terapêuticas e comunicação e análise da família do portador, além do desenvolvimento de pesquisas científicas sobre diversos distúrbios genéticos. “Embora o convênio atenda primariamente as necessidades acadêmico-científicas da área da Genética Humana, esta parceria representa uma porta de entrada para uma enorme lista de oportunidades acadêmico-científicas para ambas as instituições”, afirma, acrescentando que o convênio prevê a realização de trabalhos nos próximos cinco anos de pesquisa. “Este tempo pode ser ampliado para a realização de inúmeras atividades acadêmico-científicas em qualquer área do conhecimento entre a UNIFAL-MG e qualquer uma das 34 unidades universitárias da UNESP distribuídas em 24 cidades do estado de São Paulo”, enfatiza.

Projeto precursor da parceria

O professor Danilo Moretti-Ferreira da UNESP explica que o modelo de convênio firmado com a UNIFAL-MG é chamado “guarda-chuva”, por iniciar qualquer parceria no âmbito de ensino, pesquisa e extensão à comunidade. Para o pesquisador, o projeto de pesquisa “Estudo genético-clínico-laboratorial de portadores de deficiência intelectual institucionalizados na APAE de Alfenas-MG”, primeiro trabalho a ser realizado em parceria entre as duas instituições, não se restringe a um projeto de pesquisa somente. “Muito embora seja um projeto de pesquisa, ele também tem as características de projeto de extensão, pois irá colaborar com o diagnóstico, prognóstico e aconselhamento genético para todos os internos da APAE-Alfenas”, salienta.

Explicando o contexto da pesquisa, o professor Maurício esclarece que a APAE de Alfenas concentra a atenção clínico-pedagógica dos portadores de Deficiência Intelectual (DI) na cidade de Alfenas e de 19 cidades da região Sul de Minas e, que, um levantamento recente, determinou que mais de 90% dos portadores de DI moderada-profunda-grave atendidos neste centro assistencial, carecem de qualquer tipo de diagnóstico genético, desconhecendo estudos ou pesquisas que tenham tentado explorar e compreender as bases genéticas dos pacientes afetados e sem a realização de um adequado aconselhamento genético às famílias portadoras. “Reunindo esses critérios e considerando que entre as principais causas da DI moderada-profunda-grave encontram-se as alterações cromossômicas e/ou mutações em genes únicos determinantes de doenças monogênicas com padrões de herança clássicos, acreditamos que tais estudos poderiam impactar positiva e significativamente no tratamento e prognóstico do paciente, assim como ajudar a compreender as consequências e futuros riscos para a família dos portadores”, detalha.

Além de contribuir para as investigações genéticas dos portadores de Deficiência Intelectual da APAE de Alfenas, o professor Danilo acredita que o projeto propiciará o aprendizado de estudantes e pesquisadores. “O projeto visa engajar alunos de graduação, de pós-graduação e profissionais envolvidos com o tema, proporcionando aprendizado e aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos in loco”, ressalta. “Acreditamos ser este o primeiro de muitos outro projetos que pretendemos implantar/implementar junto ao Serviço de Genética Humana e Médica da UNIFAL-MG”, completa.

Para o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, o termo de cooperação firmado com a UNESP contribuirá não apenas para a cooperação técnico-científica entre alunos e professores das duas instituições, como também para oferecer um serviço inédito na área de Genética Humana para a região. “Essa parceria é muito importante, uma vez que possibilitará o intercâmbio de experiências e conhecimentos em ensino e pesquisa entre as duas universidades, assim como a prestação de serviços em Genética Humana para a população da região Sul de Minas, que ainda não dispõe de serviços na área”, conclui.