Gestores de Planejamento e de Administração das IFES se reúnem na Bahia

4ª reunião de 2016 do Forplad debateu conjuntura político-econômica da Educação

Entre os dias 09 e 11/11, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) sediou no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, em Porto Seguro-BA, a 4ª edição de 2016 do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), cujo coordenador é o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, Prof. Tomás Dias Sant’Ana.

Durante a abertura, Prof. Tomás relembrou sobre o pouco tempo de existência da UFSB e enfatizou que o objetivo do Fórum é aprender, ensinar e compartilhar.

O reitor da UFSB, Naomar de Almeida Filho, aproveitou a oportunidade para apresentar a Universidade, explicando sobre a marca, a região na qual está inserida, a precariedade e desigualdade da educação, entre outros assuntos.

Ainda no dia 09/11, os gestores participaram da mesa-redonda sobre o temática “Conjuntura Político-Econômica da Educação”, na qual os convidados Álamo Pimentel (UFSB), Bráulio Martins Bueno (UNIFEI) e Naomar Monteiro de Almeida Filho (UFSB) debateram sobre os Desafios da Educação Superior no Plano Nacional de Educação (PNE) e as estratégias para o alcance de metas, falando sobre a PEC 55 e as implicações da MP 746 para a Educação.

As atividades no dia 10/11 contemplaram os painéis: "Boas práticas: Sanções Administrativas (UFPR)"; "Gestão, Preservação e Acesso aos Documentos Digitais (UFSM)"; "Implantação do Sistema Eletrônico de Informações – SEI""Gestão de cursos: uma experiência de planejamento e avaliação" e "Apresentação da Plataforma Aberta para Gestão e Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional - ForPDI".

No dia 11/11, os pró-reitores participaram do painel “SE, SPO, DIFES e CGPO – MEC”, que contou com os convidados: Felipe Sartori Sigollo (secretário executivo adjunto – MEC), Iara Ferreira Pinheiro (subsecretária de Planejamento e Orçamento – SPO), Mauro Luiz Rabelo (diretor de desenvolvimento da rede de Instituições Federais de Ensino Superior – DIFES) e Weber Gomes de Sousa (coordenador geral de Planejamento e Orçamento – CGPO/DIFES/SESu/MEC).

As reuniões do Forplad visam estudar e propor soluções para as demandas das IFES, por meio do intercâmbio de conhecimento e compartilhamento de experiências entre os gestores.

Com informações e fotos: Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)