Governo de Minas premia projeto de pesquisa em UroFisioterapia da UNIFAL-MG

Trabalho envolve treinamento para os músculos da região pélvica usando videogames

Um projeto desenvolvido pelo grupo de pesquisa em UroFisioterapia da UNIFAL-MG foi premiado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e do programa Minas Digital, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento de pesquisas em tecnologia, criando novas soluções para o mercado e uma cultura de inovação efetiva no estado.

Sob a coordenação da professora do curso de Fisioterapia, Simone Botelho Pereira, o trabalho “Realidade Virtual para o Treinamento dos Músculos do Assoalho Pélvico” foi apresentado pelas alunas Isabela Peres, Marília Andrade e Adriana Piccini, durante a Mostra Inova Minas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), que aconteceu no início de agosto, quando foi um dos quatro selecionados para participar da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), que acontecerá em novembro. “A participação do nosso grupo de pesquisa na Mostra Inova Minas proporcionou uma experiência única e muito enriquecedora de contato e troca com um público tão diversificado, em que pudemos apresentar nossa proposta e expor o quanto a UroFisioterapia pode beneficiar a saúde e a qualidade de vida dos pacientes”, conta Profa. Simone.

A proposta é uma ramificação do projeto intitulado “Exercícios de Reeducação da Postura Pélvica Podem Beneficiar a Atividade dos Músculos do Assoalho Pélvico?” e consiste no desenvolvimento de um protocolo de treinamento para os músculos da região pélvica utilizando um videogame. “Por meio da realização de movimentos pélvicos e contração dos músculos da região pélvica, as pacientes poderão realizar os exercícios terapêuticos de forma interativa e divertida. Além disso, os objetivos propostos são atingidos de forma eficaz, uma vez que este tipo de intervenção incentiva à aderência e motivação das praticantes”, enfatiza.

Conforme a coordenadora, na Mostra Inova Minas, a equipe conseguiu atingir uma população em torno de 250 pessoas, entre homens, mulheres, estudantes, pesquisadores e comerciantes que visitaram a feira. “No local, proporcionamos aos visitantes, a experiência de realizarem os jogos utilizando o Nitendo Wii© Fit Plus para o treino dos músculos do assoalho pélvico, conscientizando-os da importância do trabalho muscular dessa região tanto para tratamento, como para prevenção”, explica.

Sobre a expectativa de participar da Feira Internacional de Negócios, a pesquisadora comenta que será uma oportunidade importante para o crescimento do grupo, além de ser um grande momento de divulgação do trabalho realizado por meio da inovação em benefício da saúde pelo profissional fisioterapeuta. “A participação na Finit, acontecerá do dia 9 a 13 de novembro, no Expominas e nesta irão concentrar três eventos: a Campus Party, a 100 Open Startups e a DemoLatam. Todas as feiras acontecem simultaneamente e devem atrair investidores, estudantes, acadêmicos e demais interessados no tema tecnologia e inovação”.

O projeto “Realidade Virtual para o Treinamento dos Músculos do Assoalho Pélvico” foi premiado pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte, no dia 24/08, em solenidade que reuniu as equipes de startups e pesquisadores mineiros que tiveram projetos vencedores em competições mundiais, como a Imagine Cup e a Startup Games. Representando a UNIFAL-MG, estiveram presentes, a professora Simone e o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva.

"Nossa proposta futura é de que as pesquisas continuem com outras dessas tecnologias para o treinamento do assoalho pélvico e que possamos criar algumas propostas inovadoras próprias para disponibilizar à população", conclui a pesquisadora.

"Realidade virtual para o treinamento dos músculos pélvicos"

Problema

A pelve é fechada inferiormente por um conjunto de músculos chamado de "assoalho pélvico", popularmente conhecido como PERÍNEO. Vários fatores podem levar ao enfraquecimento deste músculo, causando sintomas de perda de urina ou fezes e também a queda dos órgãos pélvicos (como bexiga, útero e porção final do intestino). Pensando na prevenção e tratamento destes problemas, faz-se necessário realizar exercícios de treinamento dos músculos pélvicos, os quais também participam do equilíbrio da postura pélvica. Entretanto, a aderência por parte das pacientes a estes treinamentos normalmente é baixa.

Solução Proposta

Desenvolver um protocolo de treinamento para os músculos da região pélvica utilizando um videogame. Por meio da realização de movimentos pélvicos e contração dos músculos da região pélvica (em especial o períneo e os músculos da parte inferior do abdome) as pacientes poderão realizar os exercícios terapêuticos de forma interativa e divertida, ou seja, brincando! Além disso, os objetivos propostos são atingidos de forma eficaz, uma vez que este tipo de intervenção incentiva a aderência e motivação das praticantes.

Benefício

O protocolo favorece: a reeducação da postura pélvica, fortalecimento do períneo e dos músculos abdominais, melhora da condição física geral, melhora dos sintomas de perda urinária e fezes e também da queda dos órgãos pélvicos. O equipamento de videogame, por sua vez, é uma ferramenta de baixo custo

Diferenciais

Promover tratamento de forma lúdica e interativa, favorecendo a aderência da paciente. Outro ponto relevante, é a adaptação dos jogos para a posição sentada, incentivando a paciente a recrutar os músculos pélvicos durante a realização dos movimentos pélvicos, para controlar o personagem virtual.

Confira também o vídeo de apresentação do projeto:

Fotos: Agência Minas Gerais e Sistema Mineiro de Inovação