Grupo de Pesquisa de Morfofisiologia Animal da UNIFAL-MG recebe premiação

Durante o Congresso Brasileiro de Genética e a Reunião da FESBE

Agosto foi um mês bastante gratificante para o grupo de Pesquisa de Morfofisiologia Animal da UNIFAL-MG cadastrado no CNPq.  Quatro trabalhos de professores e alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado do grupo foram premiados em dois eventos ocorridos no final do mês.

Um dos trabalhos recebeu premiação durante o “60º Congresso Brasileiro de Genética”, que ocorreu de 26 a 29/08 no Guarujá, SP.

Os outros três foram premiados na “XIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE)” ocorrida entre os dias 27 e 30/08 em Caxambu, MG.

O Congresso Brasileiro de Genética e a Reunião da FESBE são eventos de grande magnitude em suas áreas. A premiação de três trabalhos de um mesmo grupo de pesquisa na FESBE de 2014 concomitantemente a premiação de trabalho no Congresso Brasileiro de Genética é, sem dúvida, reflexo do crescimento do grupo de pesquisa, da Iniciação Científica e da Pós-graduação na UNIFAL-MG, crescimento esse que acompanhou a grande expansão da UNIFAL-MG nos últimos anos.

O professor Valdemar Antonio Paffaro Junior destacou: "Para o grupo de Pesquisa de Morfofisiologia Animal e para os cursos de pós-graduação em Biociências Aplicadas à Saúde e Multicêntrico em Ciências Fisiológicas da UNIFAL-MG, as premiações em eventos conceituados como esses são muito importantes como reconhecimento do trabalho realizado na formação de recursos humanos da iniciação científica até a pós-graduação" .

Os trabalhos, listados abaixo, com temas variados, investigaram a expressão de genes que controlam o desenvolvimento do cérebro de abelha; efeitos de alterações nutricionais na gestação; efeitos da infusão central de suramina no comportamento materno; e o papel do Fator de crescimento placentário no sistema cardiovascular e renal de camundongos.

GENE EXPRESSION PATTERNS UNDERLYING ADULT BRAIN DIFFERENTIAL DEVELOPMENT IN APIS MELLIFERA CASTES.
Oliveira, MT1; Gianelli, HHS1; Vieira, J1; Barbin, FO1; Vitoria, PHZ1; Lima, MB1; Bomtorin, AD2; Moda, LMR1; Simões, ZLP2; Barchuk, AR1.
1. Instituto de Ciencias Biomedicas, Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG;
2. Laboratorio de Biologia do Desenvolvimento de Abelhas, Universidade de Sao Paulo, Ribeirao Preto, SP

INFUSÃO CENTRAL DE SURAMINA REDUZ OS CUIDADOS MATERNOS DURANTE A LACTAÇÃO.
Teodoro LC, Mancilha FM, Ferreira VS, Vilela FC, Giusti-Paiva A.
Ciências Fisiológicas - UNIFAL-MG

EFEITO DA ALTERAÇÃO NUTRICIONAL SOBRE AS CÉLULAS UNK E O COMPORTAMENTO DE CAMUNDONGOS PRENHES.
1.Salles, E.S.L.*, 1.Almeida, J.G., 2. Silva, L.B.C., 1. Amarante-Paffaro, A. M., 1.Paffaro Jr, V.A..
1- Instituto de Biomedicina- UNIFAL-MG, Minas Gerais;
2. Faculdade de Nutrição- UNIFAL-MG, Minas Gerais.

CONSEQUÊNCIAS CARDIOVASCULARES E RENAIS EM CAMUNDONGOS DEFICIENTES EM FATOR DE CRESCIMENTO PLACENTÁRIO.
1,2 Zavan, B.*, 2Aasa K.L., 2Wong P.G., 2Ventura N.M., 2Tse M. Y., Pang S. C., 3Carmeliet P., 2Croy. B. A., 1Paffaro Jr, V.A.
Depertamento de Biologia Celular, Tecidual e do Desenvolvimento. Universidade Federal de Alfenas, Alfenas/MG, Brasil.
Department of Biomedical and Molecular Sciences, Queen’s University, Kingston/ON, Canada. 3Laboratory of Angiogenesis and Neurovascular Link, Vesalius Research Center, Department of Oncology, University of Leuven, Leuven, Belgium.

INFUSÃO CENTRAL DE SURAMINA REDUZ OS CUIDADOS MATERNOS DURANTE A LACTAÇÃO.
Mancilha FM, Ferreira VS, Giusti-paiva A, Vilela FC, Teodoro LC, - Ciências Fisiológicas - UNIFAL-MG

Informações:  Valdemar Antonio Paffaro Junior, Coordenador do Curso de Pós-graduação em Biociências Aplicadas à Saúde/UNIFAL-MG