Guia do Estudante 2016 destaca 13 cursos da UNIFAL-MG entre os melhores

Versão para impressãoEnviar por email
Enfermagem e Fisioterapia receberam 5 estrelas no ranking da Editora Abril

Em mais uma edição do ranking do Guia do Estudante, da Editora Abril, treze cursos da UNIFAL-MG se destacaram entre os melhores, como excelentes, muito bons ou bons.

Na publicação Guia do Estudante – Profissões Vestibular 2016, que passa a circular a partir do dia 14 de outubro de 2016, os cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Universidade receberam 5 estrelas. Confira a relação dos cursos estrelados:

Para mais informações, acesse: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes-universidades/ http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes-universidades/ (lembrando que a página estará atualizada com os novos cursos estrelados, a partir de 14/10/2016).

Entenda como é feita a avaliação das melhores universidades e cursos estrelados

A avaliação do Guia é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

Em primeiro lugar, a universidade tem de estar apta a participar da avaliação. Para isso, quatro critérios são considerados. A faculdade tem de ter titulação de bacharelado (as exceções são Pedagogia e Educação Física), a data de conclusão da primeira turma tem de ser igual ou inferior a 2011, o curso tem de ser presencial e tem de não só ter turma em andamento como processos seletivos para próximas turmas. Um detalhe: não são consideradas as habilitações; o guia avalia o curso como um todo. É considerado apenas um curso por município de cada instituição.

A pesquisa em si segue alguns passos:

  • Atualização dos dados das instituições (a redação entra em contato com cada uma das 2.026 instituições de ensino superior do país para fazer levantamento dos cursos);
  • Definição dos cursos que serão avaliados;
  • Preenchimento do formulário com informações específicas de cada curso (feito pelos próprios coordenadores dos cursos);
  • Pesquisa de opinião com os pareceristas (são mais de 3.600 especialistas que dão as notas aos cursos. Cada um recebe notas de, no mínimo, 6 pareceristas);
  • Atribuição dos conceitos (as estrelas que cada curso recebe é resultado da média das notas recebidas, mas a maior e a menor são descartadas – para evitar distorções).

O questionário que é enviado para os educadores é composto por 15 questões com temas relativos ao corpo docente, produção científica e instalações físicas, entre outros.  

Vale lembrar que, por se tratar de uma pesquisa de opinião, os resultados refletem, sobretudo, a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica.