Homenagens e apresentações culturais celebram o Dia do Servidor na UNIFAL-MG

Versão para impressãoEnviar por email
Docentes e técnico-administrativos comemoraram a data em clima de descontração

Encontros de integração entre docentes e técnico-administrativos da UNIFAL-MG marcaram a comemoração do Dia do Servidor 2015 na Instituição, celebrado no dia 28 de outubro.

Campus Poços de Caldas

As comemorações iniciaram-se no campus Poços de Caldas. Na manhã do dia 27/10, professores e técnico-administrativos do campus participaram da palestra intitulada “Yoga e o gerenciamento do estresse”, com Rudra Das. Em seguida, a servidora Patrícia Ruella conduziu uma oficina de Cartonagem.

O Prof. Laos Hirano coordenou um campeonato de taco e na sequência, os servidores confraternizaram no Restaurante Universitário, onde saborearam um cardápio especial com música ao vivo.

Após o almoço, prestigiaram a apresentação no Palco Livre e a atividade “A ciência por trás do filme: Interestelar”, com a Profa. Wilges Bruscatto.  

Com o apoio da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Centro Integrado de Assistência ao Servidor/Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, FACEPE e a Diretoria do campus Poços de Caldas, houve sorteio de brindes e coffee break, animando o final da tarde, que contou ainda com o espetáculo “Esperando na rodô”, apresentação do ator Reinaldo Facchini, da CIA Sítio do Jeca.

Ainda durante a tarde, foi promovido um campeonato de tênis de mesa, sob a coordenação do Prof. Laos.

No dia 28/10, os servidores participaram da palestra “Sentido da audição: modo de usar”, com a médica convidada, Lílian Brandão; e outra apresentação no Palco Livre fechou a confraternização.

Campus Varginha

Em Varginha, também ocorreram diversas atividades em comemoração ao Dia do Servidor, as quais foram promovidas nos dias 28/10 e 06/11.

No dia 28/10, foi realizada uma palestra motivacional ministrada pelo consultor do SEBRAE, Paulo Sarto. O convidado falou sobre o tema “Tornando-se o servidor público nota 10”. Ainda no dia 28, os servidores da unidade também se divertiram com a peça “Esperando na Rodô”. Encerrando as atividades do dia, foram sorteados brindes aos servidores, com o apoio da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Centro Integrado de Assistência ao Servidor /Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, FACEPE e a Diretoria do campus Varginha.

Dando prosseguimento às comemorações, no dia 06/11, docentes e técnico-administrativos participaram de um dia de promoção à saúde, realizado em parceria com os cursos de Fisioterapia e Farmácia da UNIFAL-MG. Massoterapia/ Ginástica laboral/ Alongamento; Pilates; Aferição de Pressão Arterial/ Glicemia/ Colesterol e teste rápido de hepatite C foram as atividades desenvolvidas no campus por acadêmicos dos cursos da Universidade.

Sede

Na sede, a data foi comemorada na tarde de quinta-feira, 29/10, ocasião em que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, o Centro Integrado de Assistência ao Servidor e a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho promoveram homenagem a servidores aposentados, sorteio de brindes e a apresentação de peças teatrais: a primeira, encenada pelo grupo do projeto de extensão da UNIFAL-MG, UTE – Universidade, Teatro e Escola da UNIFAL-MG e a segunda, pelo ator Reinaldo Facchini da CIA Sítio do Jeca, que atuou no espetáculo “Esperando na rodô”.

Durante a abertura, o servidor do CIAS, Clério Sabino da Silva, que conduziu o evento, destacou o significado da palavra servir. “Servir significa estar à disposição da sociedade, ao atendimento de suas necessidades. "Servir significa agir dentro dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e legalidade, conforme o Artigo 37 da nossa Constituição.”

A mesa de honra foi composta pela vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo; pelo presidente da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, médico Evandro Monteiro de Sá Magalhães; pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Julio Cesar Barbosa; pelo professor Mário Danieli Neto, representando a Pró-Reitoria de Extensão; pelo chefe do Centro Integrado de Assistência ao Servidor, o médico Denis Magalhães; e pelo presidente da Fundação de Apoio a Cultura, Pesquisa e Extensão (Facepe), professor Marlus Pinheiro Rolemberg.

“Hoje é um dia de grande significado para todos nós. Um dia reservado para comemorarmos o trabalho de cada um”, frisou o presidente da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, o médico Evandro, na abertura, salientando que muito além de ser uma data festiva, é uma data para homenagear quem também passou pela Universidade e deixou uma marca do seu trabalho e que cada realização tem sua importância única.

Entre agradecimentos pelo apoio da Reitoria, da Comissão de Qualidade de Vida, da equipe do CIAS, da FACEPE e todos os demais envolvidos na realização do evento, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, reconheceu a importância do trabalho de cada servidor e falou sobre o valor simbólico de comemorar o Dia do Servidor, oportunidade para expressar a satisfação por pertencer à UNIFAL-MG.  “É muito importante a gente ter esse pensamento de companheirismo e de pertença à nossa Instituição. A UNIFAL-MG tem prestígio e é reconhecida nacionalmente graças à contribuição, dedicação e apoio de cada um, não existem cargos mais importantes, funções mais importantes. Em nome da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, gostaria de expressar aqui a gratidão e o reconhecimento do trabalho de cada um de vocês colegas”, enfatizou Julio.

Representando a Pró-Reitoria de Extensão no evento, o Prof. Mário Danieli leu uma mensagem enviada pela pró-reitora, Profa. Eliane Garcia Rezende, que não pôde se fazer presente, na qual ela parabeniza os servidores pela data e propõe uma reflexão sobre o papel do servidor.  “Realizar o sonho de passar em um concurso público é algo maravilhoso, mas traz em si uma importante responsabilidade social, a de realizarmos o que escolhemos fazer para o bem público como possibilidade de transformação social. Precisamos comemorar nosso dia, e também aproveitar essa oportunidade para pensarmos em nossas atribuições enquanto servidor. Nossa responsabilidade em prestar um serviço para a sociedade com qualidade; com dedicação máxima de cada um de nós enquanto profissional; para servir àqueles que contribuem para que seja possível o pagamento de nossos salários.”

Encerrando os pronunciamentos, a vice-reitora, Profa. Magali também manifestou orgulho de ser servidora da Instituição e expressou alegria por comemorar a data. “Eu me sinto realmente muito feliz de estar comemorando com vocês a nossa possibilidade de demonstrar que nós podemos servir à sociedade e prestar um serviço de qualidade. Eu costumo dizer que o trabalho que nós desenvolvemos aqui na Universidade, não é diferente de qualquer empresa, não se faz na pessoa do seu gestor principal, no nosso caso, do reitor, e nem da vice-reitora, mas com o trabalho de cada um, com um pedacinho de cada um, nós conseguimos construir a UNIFAL-MG. É com a contribuição de todos vocês, que são prestadores de serviço em todas as áreas, do ensino, da pesquisa, da extensão e da especialização”, afirmou.

Na sequência, os servidores aposentados João Carvalho Filho, Marcos Antônio Franciozi, Profa. Antonella Sachsida Braga Vilela, Valéria Maria das Dores Heyden, Neucina Aparecida Ribeiro, Profa. Valéria Maria Gomes Totti e Palmira dos Anjos de Carvalho (representada na oportunidade pela pró-reitora de Administração e Finanças, Vera Lúcia de Carvalho Rosa) receberam placas de homenagem em reconhecimento pelos anos de trabalho dedicados à UNIFAL-MG.

 
Agradecimentos: Bruno Andrade, secretário executivo da Diretoria do campus Poços de Caldas e Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza, diretor do campus Varginha; pelo envio de fotos e informações das comemorações nos campi